Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27371
Título: O ensino e a aprendizagem da escrita: práticas na formação profissional
Autor: Milheirão, Sara 
Orientador: Machado, Ana Maria
Domingues, João
Palavras-chave: O ensino e a aprendizagem da escrita
Data: 8-Out-2014
Resumo: O estudo realizado no âmbito deste relatório pretende verificar se o ensino e a aprendizagem da escrita baseada em tipologias textuais potencia aprendizagens significativas. Para sustentar o trabalho desenvolvido procedeu-se à leitura e análise da literatura disponível sobre escrita processual. A primeira parte do relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a minha experiência profissional, incidindo sobretudo na formação profissional. Na segunda, desenvolve-se um tema monográfico - o ensino e a aprendizagem da escrita na formação profissional. Este tema incide primeiramente na língua materna e, posteriormente, numa situação muito concreta de aprendizagem do Francês: o Français sur Objectifs Spécifiques (FOS). Este estudo pretende verificar a funcionalidade deste tipo de abordagem com jovens-adultos a frequentar cursos de formação profissional, procurando verificar se o nível de proficiência escrita evolui. Os resultados obtidos em ambas as situações demonstram que ocorrem aprendizagens significativas; contribuindo para tal o contexto em que o processo de ensino e de aprendizagem ocorre.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27371
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.