Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/27371
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Machado, Ana Maria | - |
dc.contributor.advisor | Domingues, João | - |
dc.contributor.author | Milheirão, Sara | - |
dc.date.accessioned | 2014-10-22T15:52:52Z | - |
dc.date.available | 2014-10-22T15:52:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-10-08 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/27371 | - |
dc.description.abstract | O estudo realizado no âmbito deste relatório pretende verificar se o ensino e a aprendizagem da escrita baseada em tipologias textuais potencia aprendizagens significativas. Para sustentar o trabalho desenvolvido procedeu-se à leitura e análise da literatura disponível sobre escrita processual. A primeira parte do relatório apresenta uma reflexão crítica sobre a minha experiência profissional, incidindo sobretudo na formação profissional. Na segunda, desenvolve-se um tema monográfico - o ensino e a aprendizagem da escrita na formação profissional. Este tema incide primeiramente na língua materna e, posteriormente, numa situação muito concreta de aprendizagem do Francês: o Français sur Objectifs Spécifiques (FOS). Este estudo pretende verificar a funcionalidade deste tipo de abordagem com jovens-adultos a frequentar cursos de formação profissional, procurando verificar se o nível de proficiência escrita evolui. Os resultados obtidos em ambas as situações demonstram que ocorrem aprendizagens significativas; contribuindo para tal o contexto em que o processo de ensino e de aprendizagem ocorre. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | O ensino e a aprendizagem da escrita | por |
dc.title | O ensino e a aprendizagem da escrita: práticas na formação profissional | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
dc.identifier.tid | 201520419 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Arts and Humanities | - |
crisitem.advisor.researchunit | CLP - Centre of Portuguese Literature | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-4392-2999 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FLUC Secção de Línguas Românicas - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ensino e a aprendizagem da escrita_práticas na formação profissional.pdf | 6.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
378
checked on Apr 16, 2024
Download(s) 5
10,699
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.