Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27297
Título: Concentração bancária em Portugal : uma análise de performance do sector bancário
Autor: Costa, Sílvio Domingues 
Orientador: Fonseca, José Soares da
Palavras-chave: Concentração bancária; Performance do sector; Fusões e Aquisições; Portugal
Data: 15-Jul-2014
Editora: FEUC
Citação: Costa, Sílvio Domingues - Concentração bancária em Portugal : uma análise de performance do sector bancário, Coimbra, 2014.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo o estudo da concentração bancária e os seus impactos na performance do sector bancário português entre 1992 e 2012. O sector bancário português, tem tido um desenvolvimento potenciado por reestruturações de âmbito político e económico. O período que antecedeu o novo milénio foi fortemente caracterizado pelas privatizações dos bancos existentes após a entrada para a Comunidade Económica Europeia em 1986 e pelas operações de fusão e aquisição na década de 90, após a desregulamentação dos serviços financeiros a nível internacional. O nível de concentração foi calculado com base nos índices de concentração rácio Ck, Hirschman-Herfindahl e Hall Tideman, aplicados às rúbricas ativo, crédito a clientes e recursos de clientes e outros empréstimos contidas nos balanços de atividade consolidada dos bancos a operar em Portugal. Para a análise da performance recorreu-se aos indicadores de eficiência cost-to-income, crédito e depósitos por empregado, número de empregados por balcão e aos indicadores de rentabilidade do ativo e rentabilidade do capital Ao longo do período estudado, verifica-se que até 1999, o sector se caracterizava por um baixo nível de concentração. Com a entrada no novo milénio, surgiram várias operações de concentração envolvendo diretamente os maiores bancos do sector. Assim, a partir de 2000 verificou-se uma tendência crescente para o aumento da concentração no sector. A consolidação da estrutura do sector além de aumentar o poder de mercado das instituições de maior peso, tem resultado numa forte diminuição do número de entidades bancárias. Os resultados da análise de performance mostram uma melhoria do desempenho do sector no período caracterizado por maior nível de concentração, no entanto nem sempre o aumento da concentração se traduziu numa melhor performance para as instituições envolvidas.
Descrição: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Soares da Fonseca.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27297
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Sílvio Costal.pdf2.35 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

780
Visto em 23/jul/2024

Downloads 10

2.331
Visto em 23/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.