Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27297
Title: Concentração bancária em Portugal : uma análise de performance do sector bancário
Authors: Costa, Sílvio Domingues 
Orientador: Fonseca, José Soares da
Keywords: Concentração bancária; Performance do sector; Fusões e Aquisições; Portugal
Issue Date: 15-Jul-2014
Publisher: FEUC
Citation: Costa, Sílvio Domingues - Concentração bancária em Portugal : uma análise de performance do sector bancário, Coimbra, 2014.
Abstract: Esta dissertação tem como objetivo o estudo da concentração bancária e os seus impactos na performance do sector bancário português entre 1992 e 2012. O sector bancário português, tem tido um desenvolvimento potenciado por reestruturações de âmbito político e económico. O período que antecedeu o novo milénio foi fortemente caracterizado pelas privatizações dos bancos existentes após a entrada para a Comunidade Económica Europeia em 1986 e pelas operações de fusão e aquisição na década de 90, após a desregulamentação dos serviços financeiros a nível internacional. O nível de concentração foi calculado com base nos índices de concentração rácio Ck, Hirschman-Herfindahl e Hall Tideman, aplicados às rúbricas ativo, crédito a clientes e recursos de clientes e outros empréstimos contidas nos balanços de atividade consolidada dos bancos a operar em Portugal. Para a análise da performance recorreu-se aos indicadores de eficiência cost-to-income, crédito e depósitos por empregado, número de empregados por balcão e aos indicadores de rentabilidade do ativo e rentabilidade do capital Ao longo do período estudado, verifica-se que até 1999, o sector se caracterizava por um baixo nível de concentração. Com a entrada no novo milénio, surgiram várias operações de concentração envolvendo diretamente os maiores bancos do sector. Assim, a partir de 2000 verificou-se uma tendência crescente para o aumento da concentração no sector. A consolidação da estrutura do sector além de aumentar o poder de mercado das instituições de maior peso, tem resultado numa forte diminuição do número de entidades bancárias. Os resultados da análise de performance mostram uma melhoria do desempenho do sector no período caracterizado por maior nível de concentração, no entanto nem sempre o aumento da concentração se traduziu numa melhor performance para as instituições envolvidas.
Description: Dissertação de mestrado em Economia (Economia Financeira), apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de José Soares da Fonseca.
URI: https://hdl.handle.net/10316/27297
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Sílvio Costal.pdf2.35 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.