Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/27294
Title: Texto e interpretação em Ricoeur: o (não-)lugar da literatura
Authors: Tortato, Bárbara Araldi 
Orientador: Umbelino, Luís António
Keywords: Hermenêutica; Ricoeur; Literatura; Interpretação; Texto; Leitura
Issue Date: 6-Oct-2014
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A narrativa, na filosofia ricoeuriana, é um conceito amplo que se relaciona diretamente com a possibilidade de configurar significativamente a experiência humana. Esta configuração se dá privilegiadamente no modelo do texto porque este é capaz de ser tecido conforme a qualidade narrativa que se apresenta na própria ação: sua semântica, sua simbologia e seus caracteres de temporalidade; e conforme uma composição regrada: completude, totalidade, extensão apropriada, que geram uma síntese do heterogêneo. O texto, enquanto produto narrativo que participa do processo dinâmico da mimèsis, permite uma intercepção das referências originais (ostensivas e circunstanciais) e, enquanto produto da ficção, permite uma suspensão das referências que pretendem um valor de verdade (representâncias). Desta forma, a narrativa – e ainda mais a narrativa de ficção -, em primeiro lugar, é um modelo da configuração da experiência humana e, em segundo lugar, é um modelo de distanciação fundamental para o trabalho da hermenêutica.
Le récit, dans la philosophie de Ricoeur, est un large concept qui se met directement en relation avec la possibilité de configurer de manière significative l’expérience humaine. Cette configuration se donne de façon privilégiée dans le modèle du texte car celui-ci est capable d’être tissé selon la qualité narrative qui se présente dans la propre action: sa sémantique, sa symbologie et ses caractères de temporalité; et selon une composition réglée: complétude, totalité, extension appropriée, qui génèrent une synthèse de l’hétérogène. Le texte, en tant que produit narratif qui participe au processus dynamique de la mimèsis, permet une interception des références originales (ostensives et circonstancielles) et, en tant que produit de fiction, permet une suspension des références qui prétendent à une valeur de vérité (représentances). De cette manière, le récit – et d’autant plus le récit de fiction-, est en premier lieu un modèle de distanciation fondamentale pour le travail de l’herméneutique.
Description: Dissertação de mestrado em Hermenêutica Ricoeuriana apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27294
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Filosofia - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
barbara tortato.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

379
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 5

5,668
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.