Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/27294
Título: Texto e interpretação em Ricoeur: o (não-)lugar da literatura
Autor: Tortato, Bárbara Araldi 
Orientador: Umbelino, Luís António
Palavras-chave: Hermenêutica; Ricoeur; Literatura; Interpretação; Texto; Leitura
Data: 6-Out-2014
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A narrativa, na filosofia ricoeuriana, é um conceito amplo que se relaciona diretamente com a possibilidade de configurar significativamente a experiência humana. Esta configuração se dá privilegiadamente no modelo do texto porque este é capaz de ser tecido conforme a qualidade narrativa que se apresenta na própria ação: sua semântica, sua simbologia e seus caracteres de temporalidade; e conforme uma composição regrada: completude, totalidade, extensão apropriada, que geram uma síntese do heterogêneo. O texto, enquanto produto narrativo que participa do processo dinâmico da mimèsis, permite uma intercepção das referências originais (ostensivas e circunstanciais) e, enquanto produto da ficção, permite uma suspensão das referências que pretendem um valor de verdade (representâncias). Desta forma, a narrativa – e ainda mais a narrativa de ficção -, em primeiro lugar, é um modelo da configuração da experiência humana e, em segundo lugar, é um modelo de distanciação fundamental para o trabalho da hermenêutica.
Le récit, dans la philosophie de Ricoeur, est un large concept qui se met directement en relation avec la possibilité de configurer de manière significative l’expérience humaine. Cette configuration se donne de façon privilégiée dans le modèle du texte car celui-ci est capable d’être tissé selon la qualité narrative qui se présente dans la propre action: sa sémantique, sa symbologie et ses caractères de temporalité; et selon une composition réglée: complétude, totalité, extension appropriée, qui génèrent une synthèse de l’hétérogène. Le texte, en tant que produit narratif qui participe au processus dynamique de la mimèsis, permet une interception des références originales (ostensives et circonstancielles) et, en tant que produit de fiction, permet une suspension des références qui prétendent à une valeur de vérité (représentances). De cette manière, le récit – et d’autant plus le récit de fiction-, est en premier lieu un modèle de distanciation fondamentale pour le travail de l’herméneutique.
Descrição: Dissertação de mestrado em Hermenêutica Ricoeuriana apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/27294
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FLUC Secção de Filosofia - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
barbara tortato.pdf2.52 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

363
Visto em 26/mar/2024

Downloads 5

5.663
Visto em 26/mar/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.