Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26079
Title: Terra em transformação : avaliação de questões e atividades práticas em manuais de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridade
Authors: Faustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira 
Orientador: Gomes, Celeste dos Santos Romualdo
Abrantes, Isabel
Keywords: Atividades práticas; Capacidades cognitivas; Ciências Naturais; Manuais escolares; Literacia científica; Questões
Issue Date: 2013
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Os manuais escolares devem promover o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criativo e de competências para planear uma pesquisa ou investigação. Algumas das estratégias importantes consistem na formulação de questões e na realização de atividades práticas no ensino das Ciências Naturais. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar as questões e atividades práticas incluídas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade, de quatro edições de 2012 e quatro anteriores. Para o efeito, foram selecionados oito manuais, de cinco editoras, sujeitos a uma análise documental e de conteúdo. Na avaliação das questões foram selecionados os subtemas Estrutura interna da Terra, Dinâmica interna da Terra e Consequências da dinâmica interna da Terra, e na avaliação das atividades práticas foi selecionado o subtema Os fósseis e a sua importância na reconstituição da história na Terra. O primeiro estudo, apresentado no capítulo I, considera duas dimensões de avaliação: a localização e o nível cognitivo das questões, admitindo que poderão estar relacionadas com o desenvolvimento de competências cognitivas, conducentes a literacia científica. Os manuais de 2012 revelaram um aumento de questões de nível cognitivo elevado, mas ambas as edições têm maior número de questões no nível cognitivo baixo. Quanto à localização das questões estas situam-se na sua maioria em atividades práticas, em ambas as edições. O segundo estudo, desenvolvido no capítulo II, avalia as atividades práticas em função da tipologia e do nível cognitivo, tendo revelado um ligeira evolução no nível cognitivo elevado (57%) das atividades práticas nos manuais de 2012, mas tipologia de ambas as edições revelou um menor número de atividades de Trabalho de campo, de Pesquisa e Laboratorial, comparativamente às atividades de Resolução de exercícios. Dada a importância das questões e atividades práticas no ensino das Ciências Naturais seria recomendável incluir mais questões e atividades práticas de nível cognitivo elevado, em futuras edições de manuais.
Description: Dissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26079
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado

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