Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26079
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGomes, Celeste dos Santos Romualdo-
dc.contributor.advisorAbrantes, Isabel-
dc.contributor.authorFaustino, Paula Cristina Alexandre Nogueira-
dc.date.accessioned2014-06-24T10:36:37Z-
dc.date.available2014-06-24T10:36:37Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26079-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, apresentada ao Departamento de Ciências da Vida e Departamento Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractOs manuais escolares devem promover o desenvolvimento de capacidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criativo e de competências para planear uma pesquisa ou investigação. Algumas das estratégias importantes consistem na formulação de questões e na realização de atividades práticas no ensino das Ciências Naturais. O objetivo geral deste trabalho foi avaliar as questões e atividades práticas incluídas nos manuais escolares de Ciências Naturais do 7º ano de escolaridade, de quatro edições de 2012 e quatro anteriores. Para o efeito, foram selecionados oito manuais, de cinco editoras, sujeitos a uma análise documental e de conteúdo. Na avaliação das questões foram selecionados os subtemas Estrutura interna da Terra, Dinâmica interna da Terra e Consequências da dinâmica interna da Terra, e na avaliação das atividades práticas foi selecionado o subtema Os fósseis e a sua importância na reconstituição da história na Terra. O primeiro estudo, apresentado no capítulo I, considera duas dimensões de avaliação: a localização e o nível cognitivo das questões, admitindo que poderão estar relacionadas com o desenvolvimento de competências cognitivas, conducentes a literacia científica. Os manuais de 2012 revelaram um aumento de questões de nível cognitivo elevado, mas ambas as edições têm maior número de questões no nível cognitivo baixo. Quanto à localização das questões estas situam-se na sua maioria em atividades práticas, em ambas as edições. O segundo estudo, desenvolvido no capítulo II, avalia as atividades práticas em função da tipologia e do nível cognitivo, tendo revelado um ligeira evolução no nível cognitivo elevado (57%) das atividades práticas nos manuais de 2012, mas tipologia de ambas as edições revelou um menor número de atividades de Trabalho de campo, de Pesquisa e Laboratorial, comparativamente às atividades de Resolução de exercícios. Dada a importância das questões e atividades práticas no ensino das Ciências Naturais seria recomendável incluir mais questões e atividades práticas de nível cognitivo elevado, em futuras edições de manuais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAtividades práticaspor
dc.subjectCapacidades cognitivaspor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectManuais escolarespor
dc.subjectLiteracia científicapor
dc.subjectQuestõespor
dc.titleTerra em transformação : avaliação de questões e atividades práticas em manuais de Ciências Naturais do 7.º ano de escolaridadepor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.researchunitCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-7922-0000-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Ciências da Vida - Teses de Mestrado
Show simple item record

Page view(s) 50

772
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

778
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.