Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26065
Título: O profissional de RVC nos projetos de futuro
Autor: Gomes, Nilza Cristina Freire 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências; Desenvolvimento individual; Educação de adultos; Aconselhamento vocacional
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: O profissional de RVC nos projetos de futuro
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente tese progride ao longo de quatro partes que concretizam as principais etapas de desenvolvimento do estudo. O seu ponto de partida (1º capítulo) incide na evolução das políticas no domínio da formação (e da orientação enquanto sua componente integrante). Assim, depois de explicitada e fundamentada a conceção da educação e formação ao longo da vida e suas articulações com a gestão da carreira adotada ao longo do trabalho (2º capítulo), procede-se a uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo a partir de entrevistas e de fontes documentais. O objetivo primordial do estudo consistiu em avaliar as mudanças ocorridas ao longo do processo e embora limitado no número de adultos envolvidos e na sua duração, permitiu constatar mudanças no sentido positivo. Estes resultados apontam para a importância que poderão ter na vida dos mesmos, nomeadamente daqueles com baixos níveis de escolaridade. Serão, então, sintetizadas, integradas e articuladas as principais conclusões.
This thesis develops along four shares that show the main stages of the development of the study. Its starting point (Chapter 1) focuses on the evolution as far as policies in training domain are concerned (and guidance as its component).Therefore, after explaining and justifying the conception of education and training throughout life and its connections with the career management adopted throughout the work (2nd chapter), it proceeds to a qualitative approach by analyzing the content of interviews and documentary sources. The primary objective of the study consisted on the evaluation of changes occurred throughout the process and, though limited in the number of adults involved and its time span, we were able to verify quite positive changes. These results point to the importance they may have people’s lives, particularly those with low levels of education. The main conclusions will then be summarized, integrated and articulated.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26065
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Nilza Gomes.pdf460.84 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

308
Visto em 23/abr/2024

Downloads

44
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.