Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26065
Title: O profissional de RVC nos projetos de futuro
Authors: Gomes, Nilza Cristina Freire 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Processo de reconhecimento, validação e certificação de competências; Desenvolvimento individual; Educação de adultos; Aconselhamento vocacional
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: O profissional de RVC nos projetos de futuro
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A presente tese progride ao longo de quatro partes que concretizam as principais etapas de desenvolvimento do estudo. O seu ponto de partida (1º capítulo) incide na evolução das políticas no domínio da formação (e da orientação enquanto sua componente integrante). Assim, depois de explicitada e fundamentada a conceção da educação e formação ao longo da vida e suas articulações com a gestão da carreira adotada ao longo do trabalho (2º capítulo), procede-se a uma abordagem qualitativa, com análise de conteúdo a partir de entrevistas e de fontes documentais. O objetivo primordial do estudo consistiu em avaliar as mudanças ocorridas ao longo do processo e embora limitado no número de adultos envolvidos e na sua duração, permitiu constatar mudanças no sentido positivo. Estes resultados apontam para a importância que poderão ter na vida dos mesmos, nomeadamente daqueles com baixos níveis de escolaridade. Serão, então, sintetizadas, integradas e articuladas as principais conclusões.
This thesis develops along four shares that show the main stages of the development of the study. Its starting point (Chapter 1) focuses on the evolution as far as policies in training domain are concerned (and guidance as its component).Therefore, after explaining and justifying the conception of education and training throughout life and its connections with the career management adopted throughout the work (2nd chapter), it proceeds to a qualitative approach by analyzing the content of interviews and documentary sources. The primary objective of the study consisted on the evaluation of changes occurred throughout the process and, though limited in the number of adults involved and its time span, we were able to verify quite positive changes. These results point to the importance they may have people’s lives, particularly those with low levels of education. The main conclusions will then be summarized, integrated and articulated.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/26065
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Nilza Gomes.pdf460.84 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

307
checked on Apr 16, 2024

Download(s)

44
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.