Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/26018
Título: Impacto da modernização na identidade dos espaços de apredizagem : o caso de estudo do Liceu D. João de Castro, Lisboa
Autor: Pimentel, André Filipe dos Santos 
Orientador: Moniz, Gonçalo Canto
Palavras-chave: Liceu D. João de Castro; Edifícios escolares, Lisboa, séc. 20-21; Liceu, Portugal, séc. 20-21
Data: 2014
Citação: Pimentel, André Filipe dos Santos - Impacto da modernização na identidade dos espaços de apredizagem: o caso de estudo do Liceu D. João de Castro, Lisboa. Coimbra: [s.n.], 2014.
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O Liceu foi uma instituição educacional muito importante na evolução dos edifícios escolares nacionais, com a construção de muitos exemplos de arquitetura moderna portuguesa durante quase todo o Século XX. Durante a sua construção, este conjunto de edifícios foi pensado segundo diferentes tipologias arquitetónicas e modelos educativos próprios de cada época. Com muitos anos de uso e sem transformações relevantes na organização espaço-funcional e nos equipamentos, o edifício Liceu tem uma grande incompatibilidade com os novos programas educativos. A escola do Século XXI, baseando-se nalguns paradigmas e conceitos do século passado, é pensada como um percurso de aprendizagem, assumindo um carácter de Centro de Aprendizagem Contínua. Acompanhados por equipamentos modernos e tecnológicos, os espaços de aprendizagem informal ganham um papel de maior relevância e os espaços de aprendizagem formal são mais flexíveis e preparados para uma diversidade de atividades. Em Portugal, está em curso um programa de modernização dos edifícios escolares, o Programa de Modernização das Escolas Destinadas ao Ensino Secundário (PMEES), a cargo da entidade pública Parque Escolar. A intervenção envolve mais que uma reorganização espacial e mudança de equipamentos, transformando também instituições, programas educativos e comunidades a habitar a Escola. Inevitavelmente, os espaços de hoje têm práticas e vivências distintas das originais. O propósito desta dissertação, centrado no tema da modernização dos espaços de aprendizagem, é explorar a intervenção da Parque Escolar num edifício de tipologia Liceu e perceber as atuais características dos seus espaços de aprendizagem, em detrimento dos originais, e qual a sua nova identidade.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26018
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

497
Visto em 23/abr/2024

Downloads

262
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.