Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26018
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dc.contributor.advisorMoniz, Gonçalo Canto-
dc.contributor.authorPimentel, André Filipe dos Santos-
dc.date.accessioned2014-06-16T16:34:22Z-
dc.date.available2014-06-16T16:34:22Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPimentel, André Filipe dos Santos - Impacto da modernização na identidade dos espaços de apredizagem: o caso de estudo do Liceu D. João de Castro, Lisboa. Coimbra: [s.n.], 2014.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/26018-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.pt
dc.description.abstractO Liceu foi uma instituição educacional muito importante na evolução dos edifícios escolares nacionais, com a construção de muitos exemplos de arquitetura moderna portuguesa durante quase todo o Século XX. Durante a sua construção, este conjunto de edifícios foi pensado segundo diferentes tipologias arquitetónicas e modelos educativos próprios de cada época. Com muitos anos de uso e sem transformações relevantes na organização espaço-funcional e nos equipamentos, o edifício Liceu tem uma grande incompatibilidade com os novos programas educativos. A escola do Século XXI, baseando-se nalguns paradigmas e conceitos do século passado, é pensada como um percurso de aprendizagem, assumindo um carácter de Centro de Aprendizagem Contínua. Acompanhados por equipamentos modernos e tecnológicos, os espaços de aprendizagem informal ganham um papel de maior relevância e os espaços de aprendizagem formal são mais flexíveis e preparados para uma diversidade de atividades. Em Portugal, está em curso um programa de modernização dos edifícios escolares, o Programa de Modernização das Escolas Destinadas ao Ensino Secundário (PMEES), a cargo da entidade pública Parque Escolar. A intervenção envolve mais que uma reorganização espacial e mudança de equipamentos, transformando também instituições, programas educativos e comunidades a habitar a Escola. Inevitavelmente, os espaços de hoje têm práticas e vivências distintas das originais. O propósito desta dissertação, centrado no tema da modernização dos espaços de aprendizagem, é explorar a intervenção da Parque Escolar num edifício de tipologia Liceu e perceber as atuais características dos seus espaços de aprendizagem, em detrimento dos originais, e qual a sua nova identidade.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectLiceu D. João de Castropt
dc.subjectEdifícios escolares, Lisboa, séc. 20-21pt
dc.subjectLiceu, Portugal, séc. 20-21pt
dc.titleImpacto da modernização na identidade dos espaços de apredizagem : o caso de estudo do Liceu D. João de Castro, Lisboapt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedYespor
dc.date.embargo2014-01-01*
dc.identifier.tid201536587pt
thesis.degree.grantor00500::Universidade de Coimbrapt
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquiteturapt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1890-1953-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado
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