Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/26018
Title: Impacto da modernização na identidade dos espaços de apredizagem : o caso de estudo do Liceu D. João de Castro, Lisboa
Authors: Pimentel, André Filipe dos Santos 
Orientador: Moniz, Gonçalo Canto
Keywords: Liceu D. João de Castro; Edifícios escolares, Lisboa, séc. 20-21; Liceu, Portugal, séc. 20-21
Issue Date: 2014
Citation: Pimentel, André Filipe dos Santos - Impacto da modernização na identidade dos espaços de apredizagem: o caso de estudo do Liceu D. João de Castro, Lisboa. Coimbra: [s.n.], 2014.
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O Liceu foi uma instituição educacional muito importante na evolução dos edifícios escolares nacionais, com a construção de muitos exemplos de arquitetura moderna portuguesa durante quase todo o Século XX. Durante a sua construção, este conjunto de edifícios foi pensado segundo diferentes tipologias arquitetónicas e modelos educativos próprios de cada época. Com muitos anos de uso e sem transformações relevantes na organização espaço-funcional e nos equipamentos, o edifício Liceu tem uma grande incompatibilidade com os novos programas educativos. A escola do Século XXI, baseando-se nalguns paradigmas e conceitos do século passado, é pensada como um percurso de aprendizagem, assumindo um carácter de Centro de Aprendizagem Contínua. Acompanhados por equipamentos modernos e tecnológicos, os espaços de aprendizagem informal ganham um papel de maior relevância e os espaços de aprendizagem formal são mais flexíveis e preparados para uma diversidade de atividades. Em Portugal, está em curso um programa de modernização dos edifícios escolares, o Programa de Modernização das Escolas Destinadas ao Ensino Secundário (PMEES), a cargo da entidade pública Parque Escolar. A intervenção envolve mais que uma reorganização espacial e mudança de equipamentos, transformando também instituições, programas educativos e comunidades a habitar a Escola. Inevitavelmente, os espaços de hoje têm práticas e vivências distintas das originais. O propósito desta dissertação, centrado no tema da modernização dos espaços de aprendizagem, é explorar a intervenção da Parque Escolar num edifício de tipologia Liceu e perceber as atuais características dos seus espaços de aprendizagem, em detrimento dos originais, e qual a sua nova identidade.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/26018
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

492
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

262
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.