Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25987
Título: Os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo dos estudantes universitários
Autor: Ribeiro, Ana Beatriz Faria 
Orientador: Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias
Palavras-chave: Cultura de aprendizagem
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo dos estudantes universitários
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A presente investigação assenta na premissa de que a cultura orientada para a aprendizagem de uma organização influencia as atitudes e os comportamentos no trabalho dos colaboradores (Chaves, 2011). Este estudo tem um plano correlacional e utilizou o método do questionário para recolher dados com o objectivo de compreender os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo, e o papel da motivação intrínseca como variável moderadora. Os resultados, tendo por base uma amostra de 182 estudantes universitários, sugerem que as variáveis tomadas como dependentes são influenciadas positivamente pela cultura de aprendizagem. Adicionalmente, a motivação intrínseca modera a relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho de tarefa, entre a cultura de aprendizagem e a comunicação e entre a cultura de aprendizagem e a inovação, incrementando os seus efeitos. Deste modo, este estudo apoia o fomento e o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem nas instituições do ensino superior.
This investigation is based on the premise that a learning culture of an organization influences the attitudes and the behaviors of the employees at work (Chaves, 2011). This research has a correlation design and uses the questionnaire method for collecting data with the goal of understanding the effects of a learning culture on the variables performance, satisfaction, innovation, and affective well-being, and the role of intrinsic motivation as moderator variable. The results, based on a sample of 182 college students, suggest that the variables taken as dependents are positive influenced by learning culture. Furthermore, intrinsic motivation moderates the relation between learning culture and performance, between learning culture and communication and between learning culture and innovation, increasing their effects. In this sense, this research supports the promotion and the development of a learning culture in higher education institutions.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25987
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Ana Beatriz Ribeiro.pdf813.71 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

244
Visto em 23/abr/2024

Downloads

75
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.