Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25987
Title: | Os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo dos estudantes universitários | Authors: | Ribeiro, Ana Beatriz Faria | Orientador: | Rebelo, Teresa Manuela Marques Santos Dias | Keywords: | Cultura de aprendizagem | Issue Date: | 2012 | Serial title, monograph or event: | Os efeitos da cultura de aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo dos estudantes universitários | Place of publication or event: | Coimbra | Abstract: | A presente investigação assenta na premissa de que a cultura orientada
para a aprendizagem de uma organização influencia as atitudes e os
comportamentos no trabalho dos colaboradores (Chaves, 2011). Este estudo
tem um plano correlacional e utilizou o método do questionário para
recolher dados com o objectivo de compreender os efeitos da cultura de
aprendizagem no desempenho, satisfação, inovação e bem-estar afectivo, e o
papel da motivação intrínseca como variável moderadora. Os resultados,
tendo por base uma amostra de 182 estudantes universitários, sugerem que
as variáveis tomadas como dependentes são influenciadas positivamente pela
cultura de aprendizagem. Adicionalmente, a motivação intrínseca modera a
relação entre a cultura de aprendizagem e o desempenho de tarefa, entre a
cultura de aprendizagem e a comunicação e entre a cultura de aprendizagem
e a inovação, incrementando os seus efeitos. Deste modo, este estudo apoia o
fomento e o desenvolvimento de uma cultura de aprendizagem nas
instituições do ensino superior. This investigation is based on the premise that a learning culture of an organization influences the attitudes and the behaviors of the employees at work (Chaves, 2011). This research has a correlation design and uses the questionnaire method for collecting data with the goal of understanding the effects of a learning culture on the variables performance, satisfaction, innovation, and affective well-being, and the role of intrinsic motivation as moderator variable. The results, based on a sample of 182 college students, suggest that the variables taken as dependents are positive influenced by learning culture. Furthermore, intrinsic motivation moderates the relation between learning culture and performance, between learning culture and communication and between learning culture and innovation, increasing their effects. In this sense, this research supports the promotion and the development of a learning culture in higher education institutions. |
Description: | Dissertação de mestrado em Psicologia das Organizações e do Trabalho, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25987 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ana Beatriz Ribeiro.pdf | 813.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
271
checked on Sep 24, 2024
Download(s)
94
checked on Sep 24, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.