Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25889
Título: A instrumentalidade dos portefólios no processo ensino-aprendizagem: estudo com docentes do ensino superior português
Autor: Janelas, Teresa Isabel Rodrigues Lopes 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Palavras-chave: Portefólio (educação); Ensino superior
Data: 2009
Título da revista, periódico, livro ou evento: A instrumentalidade dos portefólios no processo ensino-aprendizagem: estudo com docentes do ensino superior português
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Numa altura em que o ensino superior passa por profundas mudanças e se pretende um ensino cada vez mais centrado no aluno, os portefólios de ensino-aprendizagem surgem como uma ferramenta versátil e com inúmeras potencialidades. Neste trabalho, procurámos obter resposta a algumas questões, sendo que a principal é saber se os docentes do ensino superior recorrem à utilização dos portefólios de ensino-aprendizagem nas unidades curriculares que leccionam. Procurámos também perceber de que formas estes são utilizados. Para alcançar este objectivo, desenvolvemos um estudo exploratório, basicamente descritivo e interpretativo, que não tem pretensões de generalizar para toda a população docente. Para a recolha de dados, elaborámos e aplicámos um questionário, que foi respondido por 290 docentes do ensino superior. Da análise dos resultados obtidos, verificamos que, dos docentes inquiridos, a percentagem dos que utilizam os portefólios no processo de ensino-aprendizagem ainda não é muito elevada. Apresentamos ainda algumas limitações deste estudo, bem como sugestões para estudos futuros.
At a time when higher education is undergoing profound changes and student-centered teaching is increasingly being encouraged, teaching / learning portfolios emerge as a versatile tool with enormous potential. In this work, we tried to obtain answers to some questions, mainly to know if higher education teachers resort to teaching / learning portfolios in their subjects. We also tried to understand how these instruments are used. To achieve this, we developed an exploratory study, essentially descriptive and interpretative, which does not intend to provide a generalized view of the entire teaching population. For data collection, we created and implemented a questionnaire, which was answered by 290 higher education teachers. The analysis of the results shows that the percentage of the teachers that use portfolios in the teaching / learning process is still not very high. We also present some limitations of this study, as well as suggestions for future studies.
Descrição: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Pedagogia Universitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25889
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Teresa Isabel Janelas.pdf469 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

562
Visto em 16/jul/2024

Downloads

73
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.