Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25889
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Couceiro-
dc.contributor.authorJanelas, Teresa Isabel Rodrigues Lopes-
dc.date.accessioned2014-06-03T14:17:15Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25889-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Pedagogia Universitária), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractNuma altura em que o ensino superior passa por profundas mudanças e se pretende um ensino cada vez mais centrado no aluno, os portefólios de ensino-aprendizagem surgem como uma ferramenta versátil e com inúmeras potencialidades. Neste trabalho, procurámos obter resposta a algumas questões, sendo que a principal é saber se os docentes do ensino superior recorrem à utilização dos portefólios de ensino-aprendizagem nas unidades curriculares que leccionam. Procurámos também perceber de que formas estes são utilizados. Para alcançar este objectivo, desenvolvemos um estudo exploratório, basicamente descritivo e interpretativo, que não tem pretensões de generalizar para toda a população docente. Para a recolha de dados, elaborámos e aplicámos um questionário, que foi respondido por 290 docentes do ensino superior. Da análise dos resultados obtidos, verificamos que, dos docentes inquiridos, a percentagem dos que utilizam os portefólios no processo de ensino-aprendizagem ainda não é muito elevada. Apresentamos ainda algumas limitações deste estudo, bem como sugestões para estudos futuros.pt
dc.description.abstractAt a time when higher education is undergoing profound changes and student-centered teaching is increasingly being encouraged, teaching / learning portfolios emerge as a versatile tool with enormous potential. In this work, we tried to obtain answers to some questions, mainly to know if higher education teachers resort to teaching / learning portfolios in their subjects. We also tried to understand how these instruments are used. To achieve this, we developed an exploratory study, essentially descriptive and interpretative, which does not intend to provide a generalized view of the entire teaching population. For data collection, we created and implemented a questionnaire, which was answered by 290 higher education teachers. The analysis of the results shows that the percentage of the teachers that use portfolios in the teaching / learning process is still not very high. We also present some limitations of this study, as well as suggestions for future studies.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectPortefólio (educação)pt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.titleA instrumentalidade dos portefólios no processo ensino-aprendizagem: estudo com docentes do ensino superior portuguêspt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleA instrumentalidade dos portefólios no processo ensino-aprendizagem: estudo com docentes do ensino superior portuguêspor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2009-01-01*
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5998-3046-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Teresa Isabel Janelas.pdf469 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

562
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

73
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.