Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25882
Título: Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos
Autor: Mendes, Maria Adelaide Cordeiro Lourenço 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Palavras-chave: Orientação escolar e profissional; Desenvolvimento vocacional; Construtivistas; Contextualistas
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Este trabalho conjugou a análise de um percurso profissional desenvolvido nos Serviços de Psicologia e Orientação, conjuntamente com a exploração de uma das atividades que fazem parte dos três grandes eixos de intervenção dos referidos serviços, a Orientação Escolar e Profissional. Foi também feita uma pequena sintese das teorias desenvolvimentistas, construtivistas e contextualistas. Seguida de uma breve aprentação dos modelos que sustentam a intervenção vocacional, o modelo arco-irís da carreira, o modelo segmental do desenvolvimento de carreira, o modelo da personalidade e da motivação e o modelo de Holland, que serviram de racional para elaboração de um instrumento a aplicar no âmbito da orientação escolar e profissional, o programa “Caminhos...” Palavras chave: Orientação escolar e profissional, desenvolvimento vocacional, desenvolvimentistas, construtivistas, contextualistas, “caminhos...”.
This present work has combined the crtical analysis of a career developed in the Psychology and Guidance Services, together with the exploitation of one of the activities that are part of the three main areas of intervention of these services, the Educational and Vocational Guidance. We have also made a brief synthesis of developmental, constructivist and contextualist teories, followed by a description of the models that underpin vocational interventions, the career rainbow model, the segmental model of career development, the model of personality and motivation and the model of Holland, who served as the rationale for the development of an instrument to be applied within the educational and vocational guidance, entitled "Paths ...".
Descrição: Tese de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25882
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Lourenço, Adelaide - Mestrado.pdf5.81 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

903
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

1.179
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.