Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/25882
Título: | Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos | Autor: | Mendes, Maria Adelaide Cordeiro Lourenço | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Palavras-chave: | Orientação escolar e profissional; Desenvolvimento vocacional; Construtivistas; Contextualistas | Data: | 2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Este trabalho conjugou a análise de um percurso profissional
desenvolvido nos Serviços de Psicologia e Orientação, conjuntamente com a
exploração de uma das atividades que fazem parte dos três grandes eixos de
intervenção dos referidos serviços, a Orientação Escolar e Profissional.
Foi também feita uma pequena sintese das teorias
desenvolvimentistas, construtivistas e contextualistas. Seguida de uma breve
aprentação dos modelos que sustentam a intervenção vocacional, o modelo
arco-irís da carreira, o modelo segmental do desenvolvimento de carreira, o
modelo da personalidade e da motivação e o modelo de Holland, que
serviram de racional para elaboração de um instrumento a aplicar no âmbito
da orientação escolar e profissional, o programa “Caminhos...”
Palavras chave: Orientação escolar e profissional, desenvolvimento
vocacional, desenvolvimentistas, construtivistas, contextualistas,
“caminhos...”. This present work has combined the crtical analysis of a career developed in the Psychology and Guidance Services, together with the exploitation of one of the activities that are part of the three main areas of intervention of these services, the Educational and Vocational Guidance. We have also made a brief synthesis of developmental, constructivist and contextualist teories, followed by a description of the models that underpin vocational interventions, the career rainbow model, the segmental model of career development, the model of personality and motivation and the model of Holland, who served as the rationale for the development of an instrument to be applied within the educational and vocational guidance, entitled "Paths ...". |
Descrição: | Tese de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25882 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lourenço, Adelaide - Mestrado.pdf | 5.81 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
903
Visto em 23/abr/2024
Downloads 50
1.179
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.