Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/25882
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | - |
dc.contributor.author | Mendes, Maria Adelaide Cordeiro Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2014-06-03T10:43:30Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/25882 | - |
dc.description | Tese de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | pt |
dc.description.abstract | Este trabalho conjugou a análise de um percurso profissional desenvolvido nos Serviços de Psicologia e Orientação, conjuntamente com a exploração de uma das atividades que fazem parte dos três grandes eixos de intervenção dos referidos serviços, a Orientação Escolar e Profissional. Foi também feita uma pequena sintese das teorias desenvolvimentistas, construtivistas e contextualistas. Seguida de uma breve aprentação dos modelos que sustentam a intervenção vocacional, o modelo arco-irís da carreira, o modelo segmental do desenvolvimento de carreira, o modelo da personalidade e da motivação e o modelo de Holland, que serviram de racional para elaboração de um instrumento a aplicar no âmbito da orientação escolar e profissional, o programa “Caminhos...” Palavras chave: Orientação escolar e profissional, desenvolvimento vocacional, desenvolvimentistas, construtivistas, contextualistas, “caminhos...”. | pt |
dc.description.abstract | This present work has combined the crtical analysis of a career developed in the Psychology and Guidance Services, together with the exploitation of one of the activities that are part of the three main areas of intervention of these services, the Educational and Vocational Guidance. We have also made a brief synthesis of developmental, constructivist and contextualist teories, followed by a description of the models that underpin vocational interventions, the career rainbow model, the segmental model of career development, the model of personality and motivation and the model of Holland, who served as the rationale for the development of an instrument to be applied within the educational and vocational guidance, entitled "Paths ...". | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | Orientação escolar e profissional | pt |
dc.subject | Desenvolvimento vocacional | pt |
dc.subject | Construtivistas | pt |
dc.subject | Contextualistas | pt |
dc.title | Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
degois.publication.title | Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos | por |
dc.date.embargoEndDate | 10000-01-01 | - |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.date.embargo | 2013-01-01 | * |
dc.date.periodoembargo | 0 | pt |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
crisitem.advisor.dept | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.advisor.researchunit | IPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development | - |
crisitem.advisor.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-1733-5854 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Lourenço, Adelaide - Mestrado.pdf | 5.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
900
checked on Apr 16, 2024
Download(s) 50
1,168
checked on Apr 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.