Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25882
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorMendes, Maria Adelaide Cordeiro Lourenço-
dc.date.accessioned2014-06-03T10:43:30Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25882-
dc.descriptionTese de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapt
dc.description.abstractEste trabalho conjugou a análise de um percurso profissional desenvolvido nos Serviços de Psicologia e Orientação, conjuntamente com a exploração de uma das atividades que fazem parte dos três grandes eixos de intervenção dos referidos serviços, a Orientação Escolar e Profissional. Foi também feita uma pequena sintese das teorias desenvolvimentistas, construtivistas e contextualistas. Seguida de uma breve aprentação dos modelos que sustentam a intervenção vocacional, o modelo arco-irís da carreira, o modelo segmental do desenvolvimento de carreira, o modelo da personalidade e da motivação e o modelo de Holland, que serviram de racional para elaboração de um instrumento a aplicar no âmbito da orientação escolar e profissional, o programa “Caminhos...” Palavras chave: Orientação escolar e profissional, desenvolvimento vocacional, desenvolvimentistas, construtivistas, contextualistas, “caminhos...”.pt
dc.description.abstractThis present work has combined the crtical analysis of a career developed in the Psychology and Guidance Services, together with the exploitation of one of the activities that are part of the three main areas of intervention of these services, the Educational and Vocational Guidance. We have also made a brief synthesis of developmental, constructivist and contextualist teories, followed by a description of the models that underpin vocational interventions, the career rainbow model, the segmental model of career development, the model of personality and motivation and the model of Holland, who served as the rationale for the development of an instrument to be applied within the educational and vocational guidance, entitled "Paths ...".pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectOrientação escolar e profissionalpt
dc.subjectDesenvolvimento vocacionalpt
dc.subjectConstrutivistaspt
dc.subjectContextualistaspt
dc.titleCaminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunospt
dc.typemasterThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
degois.publication.titleCaminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunospor
dc.date.embargoEndDate10000-01-01-
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2013-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Lourenço, Adelaide - Mestrado.pdf5.81 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 20

900
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,168
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.