Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25882
Title: Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos
Authors: Mendes, Maria Adelaide Cordeiro Lourenço 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Orientação escolar e profissional; Desenvolvimento vocacional; Construtivistas; Contextualistas
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Caminhos...Do apoio psicopedagógico ao aconselhamento e orientação escolar dos alunos
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Este trabalho conjugou a análise de um percurso profissional desenvolvido nos Serviços de Psicologia e Orientação, conjuntamente com a exploração de uma das atividades que fazem parte dos três grandes eixos de intervenção dos referidos serviços, a Orientação Escolar e Profissional. Foi também feita uma pequena sintese das teorias desenvolvimentistas, construtivistas e contextualistas. Seguida de uma breve aprentação dos modelos que sustentam a intervenção vocacional, o modelo arco-irís da carreira, o modelo segmental do desenvolvimento de carreira, o modelo da personalidade e da motivação e o modelo de Holland, que serviram de racional para elaboração de um instrumento a aplicar no âmbito da orientação escolar e profissional, o programa “Caminhos...” Palavras chave: Orientação escolar e profissional, desenvolvimento vocacional, desenvolvimentistas, construtivistas, contextualistas, “caminhos...”.
This present work has combined the crtical analysis of a career developed in the Psychology and Guidance Services, together with the exploitation of one of the activities that are part of the three main areas of intervention of these services, the Educational and Vocational Guidance. We have also made a brief synthesis of developmental, constructivist and contextualist teories, followed by a description of the models that underpin vocational interventions, the career rainbow model, the segmental model of career development, the model of personality and motivation and the model of Holland, who served as the rationale for the development of an instrument to be applied within the educational and vocational guidance, entitled "Paths ...".
Description: Tese de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25882
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Lourenço, Adelaide - Mestrado.pdf5.81 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

903
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

1,179
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.