Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25881
Título: A intervenção dos serviços de psicologia e orientação: da avaliação psicopedagógica ao aconselhamemto e desenvolvimento de carreira
Autor: Ferreira, Maria de Lurdes de Almeida Neto Gomes 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro dos
Palavras-chave: Indecisão vocacional e consultadoria; Promoção; Desenvolvimento otimal; Projectos
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: A intervenção dos serviços de psicologia e orientação: da avaliação psicopedagógica ao aconselhamemto e desenvolvimento de carreira
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: O presente trabalho pretendeu promover uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas no âmbito dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), em termos gerais, e no que concerne a Orientação Vocacional, de forma específica. Enquadrando a sua intervenção num modelo biopsicossocial, apresenta um breve resumo das atividades desenvolvidas ao longo dos vinte e dois anos de prática profissional, dando especial relevo à Orientação Vocacional, o que lhe permitiu clarificar a importância que tem atribuido a esta atividade, não obstante o número e variedade de solicitações associado ao aumento da dimensão da sua população alvo. Com efeito, a revisão da literatura e reflexão critica sobre a prática desenvolvida salientou o papel potencial da orientação vocacional como promotor do desenvolvimento ótimal do aluno. Não uma orientação vocacional reduzida à passagem de testes ou à disponibilização de informação, mas sim como um conjunto de atividades que promovam o papel ativo do aluno na exploração, reflexão e (re)construção de projetos educativos com sentido, onde a importância da escola e das aprendizagens seja clara. Por fim, ao nível da conclusão, salienta o potencial dos conhecimentos específicos da Psicologia, área da Psicologia de Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento na concretização do objetivo global de qualquer contexto escolar: desenvolvimento ótimal de cada aluno. Ciente desta responsabilidade salienta a importância da sua intervenção ao nível da consultadoria, como forma de optimizar sinergias entre todos os agentes educativos e entre estes e a comunidade na promoção do desenvolvimento integral de cada aluno.
The present work is intended to promote critical reflection on the activities undertaken within the Psychology and Guidance Services (SPO), in general terms, and with regard to career counseling and development, specifically. Thus, withn a conceptual framework based on a biopsychosocial model one provides a brief summary of activities over the twenty two years of professional practice, with special emphasis on Career Counseling and Development, which allowed us to clarify the importance that has been given to this activity, despite the number and variety of requests associated with the increased size of the target population. Indeed, the literature review and critical reflection on our practice emphasized the potential role of vocational guidance as a promoter of the optimal student functionaing. We propose not a vocational guidance reduced to passing tests or the provision of information, but rather as a set of dynamic activities that promote the active role of the student in the exploration, reflection and (re) construction of educational projects. Finally, at the conclusion highlights the potential of specific knowledge of psychology, the field of psychology of education, development and counseling in achieving the overall goal of any school context: optimal human functioning of each student. Aware of this responsibility we also put into evidence the importance of action at the level of consultation, in order to optimize synergies between all educational actors and between them and the community in promoting the holistic development of each student.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia, área da Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25881
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
A intervenção dos serviços de psicologia e orientação.pdf538.05 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

8.334
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

1.012
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.