Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25881
Title: A intervenção dos serviços de psicologia e orientação: da avaliação psicopedagógica ao aconselhamemto e desenvolvimento de carreira
Authors: Ferreira, Maria de Lurdes de Almeida Neto Gomes 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro dos
Keywords: Indecisão vocacional e consultadoria; Promoção; Desenvolvimento otimal; Projectos
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: A intervenção dos serviços de psicologia e orientação: da avaliação psicopedagógica ao aconselhamemto e desenvolvimento de carreira
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente trabalho pretendeu promover uma reflexão crítica sobre as atividades desenvolvidas no âmbito dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), em termos gerais, e no que concerne a Orientação Vocacional, de forma específica. Enquadrando a sua intervenção num modelo biopsicossocial, apresenta um breve resumo das atividades desenvolvidas ao longo dos vinte e dois anos de prática profissional, dando especial relevo à Orientação Vocacional, o que lhe permitiu clarificar a importância que tem atribuido a esta atividade, não obstante o número e variedade de solicitações associado ao aumento da dimensão da sua população alvo. Com efeito, a revisão da literatura e reflexão critica sobre a prática desenvolvida salientou o papel potencial da orientação vocacional como promotor do desenvolvimento ótimal do aluno. Não uma orientação vocacional reduzida à passagem de testes ou à disponibilização de informação, mas sim como um conjunto de atividades que promovam o papel ativo do aluno na exploração, reflexão e (re)construção de projetos educativos com sentido, onde a importância da escola e das aprendizagens seja clara. Por fim, ao nível da conclusão, salienta o potencial dos conhecimentos específicos da Psicologia, área da Psicologia de Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento na concretização do objetivo global de qualquer contexto escolar: desenvolvimento ótimal de cada aluno. Ciente desta responsabilidade salienta a importância da sua intervenção ao nível da consultadoria, como forma de optimizar sinergias entre todos os agentes educativos e entre estes e a comunidade na promoção do desenvolvimento integral de cada aluno.
The present work is intended to promote critical reflection on the activities undertaken within the Psychology and Guidance Services (SPO), in general terms, and with regard to career counseling and development, specifically. Thus, withn a conceptual framework based on a biopsychosocial model one provides a brief summary of activities over the twenty two years of professional practice, with special emphasis on Career Counseling and Development, which allowed us to clarify the importance that has been given to this activity, despite the number and variety of requests associated with the increased size of the target population. Indeed, the literature review and critical reflection on our practice emphasized the potential role of vocational guidance as a promoter of the optimal student functionaing. We propose not a vocational guidance reduced to passing tests or the provision of information, but rather as a set of dynamic activities that promote the active role of the student in the exploration, reflection and (re) construction of educational projects. Finally, at the conclusion highlights the potential of specific knowledge of psychology, the field of psychology of education, development and counseling in achieving the overall goal of any school context: optimal human functioning of each student. Aware of this responsibility we also put into evidence the importance of action at the level of consultation, in order to optimize synergies between all educational actors and between them and the community in promoting the holistic development of each student.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia, área da Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25881
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 1

8,333
checked on Apr 16, 2024

Download(s) 50

1,008
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.