Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25826
Título: O modelo de resposta à intervenção no âmbito da promoção da expressão escrita
Autor: Sousa, Carla Sofia Gonçalves de 
Orientador: Albuquerque, Cristina Petrucci
Festas, Maria Isabel Ferraz
Palavras-chave: Dificuldades na escrita; Estratégias de aprendizagem
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: O modelo de resposta à intervenção no âmbito da promoção da expressão escrita
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A escrita não é apenas um preditor do sucesso académico mas, cada vez mais, um requisito básico para a participação na vida em sociedade. Ensinar a escrever bem é uma tarefa do sistema educativo, contudo muitos alunos saem da escola sem terem adquirido bem esta competência. Nesta tese de mestrado estudámos o programa SRSD e o modelo RTI, partindo da análise de alguns dos dados obtidos no âmbito do Projeto Ensino de Estratégias de Escrita. Para tal, os autores desenvolveram 3 estudos diferenciados, mas interrelacionados e complementares, com o intuito de caracterizar e analisar os alunos não respondentes à intervenção (alunos que mantiveram e desceram os resultados), comparando-os com os alunos que apresentaram progressos. Os resultados indicam que os alunos não respondentes à intervenção revelavam piores resultados académicos e apresentavam um melhor desempenho na escrita antes da intervenção. Para além disso, apresentavam maiores dificuldades na execução e controlo das tarefas.
Writing is not only a predictor of the academic success of the students but, ever more, a basic requirement for participation in civic life. Learning to write is an important skill it cuts across the whole curriculum. However many students finish school without having properly developed this skill. For this purpose we study the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) model and Response to Intervention (RTI) based on an analysis of some of the data obtained under the Projeto Ensino de Estratégias de Escrita. For this, the authors implemented three differentiated studies but interrelated and complementary, in order to characterize and analyze students not responding to intervention (students and kept down the results), comparing them with students who showed progress. The results indicate that students are not responding to the intervention showed the worst academic results and showed a better performance in writing before the intervention. In addition, had major difficulties of writing and control tasks.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25826
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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