Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25826
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlbuquerque, Cristina Petrucci-
dc.contributor.advisorFestas, Maria Isabel Ferraz-
dc.contributor.authorSousa, Carla Sofia Gonçalves de-
dc.date.accessioned2014-05-29T18:13:43Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25826-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia do Desenvolvimento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractA escrita não é apenas um preditor do sucesso académico mas, cada vez mais, um requisito básico para a participação na vida em sociedade. Ensinar a escrever bem é uma tarefa do sistema educativo, contudo muitos alunos saem da escola sem terem adquirido bem esta competência. Nesta tese de mestrado estudámos o programa SRSD e o modelo RTI, partindo da análise de alguns dos dados obtidos no âmbito do Projeto Ensino de Estratégias de Escrita. Para tal, os autores desenvolveram 3 estudos diferenciados, mas interrelacionados e complementares, com o intuito de caracterizar e analisar os alunos não respondentes à intervenção (alunos que mantiveram e desceram os resultados), comparando-os com os alunos que apresentaram progressos. Os resultados indicam que os alunos não respondentes à intervenção revelavam piores resultados académicos e apresentavam um melhor desempenho na escrita antes da intervenção. Para além disso, apresentavam maiores dificuldades na execução e controlo das tarefas.por
dc.description.abstractWriting is not only a predictor of the academic success of the students but, ever more, a basic requirement for participation in civic life. Learning to write is an important skill it cuts across the whole curriculum. However many students finish school without having properly developed this skill. For this purpose we study the Self-Regulated Strategy Development (SRSD) model and Response to Intervention (RTI) based on an analysis of some of the data obtained under the Projeto Ensino de Estratégias de Escrita. For this, the authors implemented three differentiated studies but interrelated and complementary, in order to characterize and analyze students not responding to intervention (students and kept down the results), comparing them with students who showed progress. The results indicate that students are not responding to the intervention showed the worst academic results and showed a better performance in writing before the intervention. In addition, had major difficulties of writing and control tasks.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDificuldades na escritapor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.titleO modelo de resposta à intervenção no âmbito da promoção da expressão escritapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleO modelo de resposta à intervenção no âmbito da promoção da expressão escritapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201446910-
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.advisor.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9055-9673-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1720-1488-
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese mestrado O Modelo de Resposta à Intervenção.pdf2.25 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página 50

584
Visto em 28/ago/2024

Downloads 20

2.541
Visto em 28/ago/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.