Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/25716
Título: Desempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratória
Autor: De Paula, Jenneffer Merçon 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Palavras-chave: Processos de leitura; Modelos de leitura
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Desempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratória
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Pretende-se com o presente estudo contribuir para a aferição portuguesa (Figueira & Lopes, n.d.) de uma Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, de Cuetos, Rodríguez, Ruano e Arribas (2009), destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Neste estudo exploratório, pretende-se também comparar de forma qualitativa o desempenho das crianças portuguesas e das crianças espanholas do 5º ano do ensino básico, de forma a conhecer as diferenças existentes nos processos envolvidos na leitura, inscritos na bateria PROLEC-R. O estudo aqui apresentado compreende uma revisão teórica em torno dos processos e dos modelos de leitura, e, ainda, a análise comparativa dos resultados obtidos em todas as provas da bateria. Apresentamos as dificuldades sentidas pelas crianças na realização desta bateria e as diferenças existentes, entre as duas amostras, no processo de desempenho da leitura.
It is intended, with the present study, to contribute to the assessment portuguese of an Battery for Children Reading Proceses, Cuetos, Rodríguez, Ruano & Arribas (2009) PROLEC-R, aimed at children aged between 6 and 12 years. In this exploratory study, the aim is also to qualitatively compare the performance of 5th grade Portuguese and Spanish children, in order to know the differences in the processes involved in reading, inscribed on PROLECR. The study presented here comprises a literature review around the processes and models of reading, further as the comparative analysis of the results obtained in all the tests of the battery. We present the difficulties experienced by children in the realization of this battery and the differences between the two samples in the process of reading performance.
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25716
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Tese-Jenneffer.pdf12.82 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

955
Visto em 16/jul/2024

Downloads 50

336
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.