Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25716
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Couceiro-
dc.contributor.authorDe Paula, Jenneffer Merçon-
dc.date.accessioned2014-05-12T14:58:55Z-
dc.date.available2014-05-12T14:58:55Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25716-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractPretende-se com o presente estudo contribuir para a aferição portuguesa (Figueira & Lopes, n.d.) de uma Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, de Cuetos, Rodríguez, Ruano e Arribas (2009), destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Neste estudo exploratório, pretende-se também comparar de forma qualitativa o desempenho das crianças portuguesas e das crianças espanholas do 5º ano do ensino básico, de forma a conhecer as diferenças existentes nos processos envolvidos na leitura, inscritos na bateria PROLEC-R. O estudo aqui apresentado compreende uma revisão teórica em torno dos processos e dos modelos de leitura, e, ainda, a análise comparativa dos resultados obtidos em todas as provas da bateria. Apresentamos as dificuldades sentidas pelas crianças na realização desta bateria e as diferenças existentes, entre as duas amostras, no processo de desempenho da leitura.por
dc.description.abstractIt is intended, with the present study, to contribute to the assessment portuguese of an Battery for Children Reading Proceses, Cuetos, Rodríguez, Ruano & Arribas (2009) PROLEC-R, aimed at children aged between 6 and 12 years. In this exploratory study, the aim is also to qualitatively compare the performance of 5th grade Portuguese and Spanish children, in order to know the differences in the processes involved in reading, inscribed on PROLECR. The study presented here comprises a literature review around the processes and models of reading, further as the comparative analysis of the results obtained in all the tests of the battery. We present the difficulties experienced by children in the realization of this battery and the differences between the two samples in the process of reading performance.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProcessos de leiturapor
dc.subjectModelos de leiturapor
dc.titleDesempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratóriapor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleDesempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratóriapor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201445611-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5998-3046-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-Jenneffer.pdf12.82 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 10

955
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

336
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.