Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25716
Title: Desempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratória
Authors: De Paula, Jenneffer Merçon 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Keywords: Processos de leitura; Modelos de leitura
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Desempenho na leitura (a partir da PROLEC-R): estudo comparativo entre crianças portuguesas e espanholas : análise exploratória
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Pretende-se com o presente estudo contribuir para a aferição portuguesa (Figueira & Lopes, n.d.) de uma Bateria de Avaliação dos Processos de Leitura para Crianças, a PROLEC-R, de Cuetos, Rodríguez, Ruano e Arribas (2009), destinada a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Neste estudo exploratório, pretende-se também comparar de forma qualitativa o desempenho das crianças portuguesas e das crianças espanholas do 5º ano do ensino básico, de forma a conhecer as diferenças existentes nos processos envolvidos na leitura, inscritos na bateria PROLEC-R. O estudo aqui apresentado compreende uma revisão teórica em torno dos processos e dos modelos de leitura, e, ainda, a análise comparativa dos resultados obtidos em todas as provas da bateria. Apresentamos as dificuldades sentidas pelas crianças na realização desta bateria e as diferenças existentes, entre as duas amostras, no processo de desempenho da leitura.
It is intended, with the present study, to contribute to the assessment portuguese of an Battery for Children Reading Proceses, Cuetos, Rodríguez, Ruano & Arribas (2009) PROLEC-R, aimed at children aged between 6 and 12 years. In this exploratory study, the aim is also to qualitatively compare the performance of 5th grade Portuguese and Spanish children, in order to know the differences in the processes involved in reading, inscribed on PROLECR. The study presented here comprises a literature review around the processes and models of reading, further as the comparative analysis of the results obtained in all the tests of the battery. We present the difficulties experienced by children in the realization of this battery and the differences between the two samples in the process of reading performance.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/25716
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese-Jenneffer.pdf12.82 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

941
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

323
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.