Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/2561
Title: A Característica da Inércia dos Direitos Reais: Brevíssima Reflexão sobre o Princípio da Publicidade
Authors: Pereira, André Gonçalo Dias 
Keywords: Direitos reais; Princípio da publicidade; Princípio da inércia
Issue Date: 2008
Abstract: O Autor propõe uma recompreensão do princípio da publicidade dos direitos reais à luz do princípio da inércia, que oriundo da física, faz já o seu caminho nas ciências sociais e jurídicas. O Autor aponta, com algum tom crítico, o carácter extremadamente conservador do direito civil português em matéria de direitos reais, levando a que a aquisição originária da propriedade e de outros direitos reais se revele muito difícil. Assim, O que se ganha em paz social, poder-se-à perder em justiça social e em boa exploração económica do solo.
Description: Este texto será publicado nos Estudos de Homenagem ao Professor Doutor Manuel Henrique Mesquita
URI: http://hdl.handle.net/10316/2561
Rights: openAccess
Appears in Collections:FDUC- Livros e Capítulos de Livros

Show full item record

Page view(s) 50

375
checked on Jul 15, 2019

Download(s) 10

1,626
checked on Jul 15, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.