Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/25316
Título: | Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior | Autor: | Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes | Orientador: | Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves | Palavras-chave: | Praxe; Transição; Integração; Ansiedade | Data: | 17-Jul-2013 | Título da revista, periódico, livro ou evento: | Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior | Local de edição ou do evento: | Coimbra | Resumo: | Muitos são os estudos e modelos explicativos das competências
biopsicossociais requeridas ao sucesso da transição. Da transição para o
ensino superior faz parte a percepção de suporte social que é
proporcionadora de adaptação e integração. A Praxe académica tende a ser o
rosto da Universidade na recepção aos novos alunos e na sua integração ao
novo contexto escolar, pessoal e interpessoal. Desta forma, é de grande
interesse avaliar a integração e a ansiedade perceptivas das vivências da
Praxe académica e a sua relação com as dimensões de adaptação académica
e, nesse sentido, o presente estudo tem como principal finalidade a validação
das escalas do Questionário de Vivências da Praxe. There are many studies and explanatory models of biopsychosocial skills required for transition’s success. In transition to University, the perception of social support can be potentiating of adaptation and integration. The academic Praxis tends to be the face of the University at the reception to the new students and in their integration to the new school, personal and interpersonal environment. Thus, it is of great interest to evaluate the integration and the anxiety of perceptual experiences of the academic Praxis and its relation to the dimensions of academic adaptation and, in this sense, the present study has as its main purpose the validation of the scales of the Experiences Questionnaire Praxis. |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/25316 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patricia.pdf | 1.55 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 5
1.629
Visto em 23/abr/2024
Downloads 20
1.197
Visto em 23/abr/2024
Google ScholarTM
Verificar
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.