Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25316
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Joaquim Armando Gomes Alves-
dc.contributor.authorVieira, Patrícia Alexandra Fernandes-
dc.date.accessioned2014-03-12T10:19:01Z-
dc.date.available2014-03-12T10:19:01Z-
dc.date.issued2013-07-17-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/25316-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractMuitos são os estudos e modelos explicativos das competências biopsicossociais requeridas ao sucesso da transição. Da transição para o ensino superior faz parte a percepção de suporte social que é proporcionadora de adaptação e integração. A Praxe académica tende a ser o rosto da Universidade na recepção aos novos alunos e na sua integração ao novo contexto escolar, pessoal e interpessoal. Desta forma, é de grande interesse avaliar a integração e a ansiedade perceptivas das vivências da Praxe académica e a sua relação com as dimensões de adaptação académica e, nesse sentido, o presente estudo tem como principal finalidade a validação das escalas do Questionário de Vivências da Praxe.por
dc.description.abstractThere are many studies and explanatory models of biopsychosocial skills required for transition’s success. In transition to University, the perception of social support can be potentiating of adaptation and integration. The academic Praxis tends to be the face of the University at the reception to the new students and in their integration to the new school, personal and interpersonal environment. Thus, it is of great interest to evaluate the integration and the anxiety of perceptual experiences of the academic Praxis and its relation to the dimensions of academic adaptation and, in this sense, the present study has as its main purpose the validation of the scales of the Experiences Questionnaire Praxis.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPraxepor
dc.subjectTransiçãopor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.titleVivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superiorpor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleVivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superiorpor
dc.peerreviewedYespor
dc.identifier.tid201448530-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-1733-5854-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Patricia.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,629
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,197
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.