Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/25316
Title: Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
Authors: Vieira, Patrícia Alexandra Fernandes 
Orientador: Ferreira, Joaquim Armando Gomes Alves
Keywords: Praxe; Transição; Integração; Ansiedade
Issue Date: 17-Jul-2013
Serial title, monograph or event: Vivências da praxe académica: percepção de integração e ansiedade na transição para o ensino superior
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Muitos são os estudos e modelos explicativos das competências biopsicossociais requeridas ao sucesso da transição. Da transição para o ensino superior faz parte a percepção de suporte social que é proporcionadora de adaptação e integração. A Praxe académica tende a ser o rosto da Universidade na recepção aos novos alunos e na sua integração ao novo contexto escolar, pessoal e interpessoal. Desta forma, é de grande interesse avaliar a integração e a ansiedade perceptivas das vivências da Praxe académica e a sua relação com as dimensões de adaptação académica e, nesse sentido, o presente estudo tem como principal finalidade a validação das escalas do Questionário de Vivências da Praxe.
There are many studies and explanatory models of biopsychosocial skills required for transition’s success. In transition to University, the perception of social support can be potentiating of adaptation and integration. The academic Praxis tends to be the face of the University at the reception to the new students and in their integration to the new school, personal and interpersonal environment. Thus, it is of great interest to evaluate the integration and the anxiety of perceptual experiences of the academic Praxis and its relation to the dimensions of academic adaptation and, in this sense, the present study has as its main purpose the validation of the scales of the Experiences Questionnaire Praxis.
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/25316
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Patricia.pdf1.55 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.