Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/24632
Title: Estudos de públicos do Museu Nacional de Machado de Castro
Authors: Gomes, Renato Emanuel Nogueira 
Orientador: Abreu, Paula
Keywords: Museu; Públicos; Comunicação; Espaço físico; Espaço virtual
Issue Date: 22-Oct-2013
Publisher: FEUC
Citation: Gomes, Renato Emanuel Nogueira - Estudos de públicos do Museu Nacional de Machado de Castro. Coimbra, 2013
Abstract: O relatório retrata, numa perspetiva teórica, o tema dos museus e dos públicos, fazendo um relacionamento entre estes dois termos, de forma a abranger, de forma sintética, os tópicos mais importantes e, que se encontram em estreita relação com o estudo de públicos realizado no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC). O objetivo deste estudo passa por perceber a influência das formas virtuais de comunicação, na imagem e no conhecimento que transmitem do Museu, procurando compreender se existe uma relação entre espaço físico e espaço virtual. Para tal realização, tiveram-se em conta um conjunto de metodologias que proporcionaram abarcar o maior número de ramificações a que aos públicos dizem respeito, não se cingindo, somente, a totais mensais ou anuais. Englobando-se as características tanto dos públicos que visitaram o MNMC pessoalmente, através da análise de um conjunto de informações estatísticas ao dispor, como dos públicos virtuais, com a aplicação de um inquérito, passível de realização por parte de quem visita os diversos locais do Museu na internet (Facebook, blogue, o seu site ou ainda o Youtube e o Tripadvisor); complementando-se estas informações com a análise dos dados estatísticos destes locais virtuais. Toda a informação recolhida e todos os temas abordados têm com o intuito, para além do seu objetivo principal de caracterizar o público do MNMC, apresentar soluções/alternativas às formas de comunicação realizadas pelo MNMC, procurando, potencializar a relação que esta instituição museológica tem com Coimbra, com o país, e com os seus milhares de visitantes. Acrescentando-se, a procura de novos públicos e novas formas de comunicação que envolvam os “não-visitantes”1 do MNMC.
Description: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Abreu
URI: https://hdl.handle.net/10316/24632
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
CAPA_DS.pdf100.18 kBAdobe PDFView/Open
Trabalho Completo - final.pdf1.99 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

647
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 20

1,206
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.