Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24632
Título: Estudos de públicos do Museu Nacional de Machado de Castro
Autor: Gomes, Renato Emanuel Nogueira 
Orientador: Abreu, Paula
Palavras-chave: Museu; Públicos; Comunicação; Espaço físico; Espaço virtual
Data: 22-Out-2013
Editora: FEUC
Citação: Gomes, Renato Emanuel Nogueira - Estudos de públicos do Museu Nacional de Machado de Castro. Coimbra, 2013
Resumo: O relatório retrata, numa perspetiva teórica, o tema dos museus e dos públicos, fazendo um relacionamento entre estes dois termos, de forma a abranger, de forma sintética, os tópicos mais importantes e, que se encontram em estreita relação com o estudo de públicos realizado no Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC). O objetivo deste estudo passa por perceber a influência das formas virtuais de comunicação, na imagem e no conhecimento que transmitem do Museu, procurando compreender se existe uma relação entre espaço físico e espaço virtual. Para tal realização, tiveram-se em conta um conjunto de metodologias que proporcionaram abarcar o maior número de ramificações a que aos públicos dizem respeito, não se cingindo, somente, a totais mensais ou anuais. Englobando-se as características tanto dos públicos que visitaram o MNMC pessoalmente, através da análise de um conjunto de informações estatísticas ao dispor, como dos públicos virtuais, com a aplicação de um inquérito, passível de realização por parte de quem visita os diversos locais do Museu na internet (Facebook, blogue, o seu site ou ainda o Youtube e o Tripadvisor); complementando-se estas informações com a análise dos dados estatísticos destes locais virtuais. Toda a informação recolhida e todos os temas abordados têm com o intuito, para além do seu objetivo principal de caracterizar o público do MNMC, apresentar soluções/alternativas às formas de comunicação realizadas pelo MNMC, procurando, potencializar a relação que esta instituição museológica tem com Coimbra, com o país, e com os seus milhares de visitantes. Acrescentando-se, a procura de novos públicos e novas formas de comunicação que envolvam os “não-visitantes”1 do MNMC.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Sociologia, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Paula Abreu
URI: https://hdl.handle.net/10316/24632
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
CAPA_DS.pdf100.18 kBAdobe PDFVer/Abrir
Trabalho Completo - final.pdf1.99 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

647
Visto em 23/abr/2024

Downloads 20

1.206
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.