Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/24059
Título: Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta D. Maria junto da turma do 8º B no ano letivo de 2012/2013
Autor: Machado, Anaísa Toipa Rodrigues 
Orientador: Abreu, Antero
Palavras-chave: Ensino da educação física; Estágio pedagógico; Formação de professores; Prática pedagógica
Data: 2013
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio, do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O estágio pedagógico, do qual se refere este relatório, foi realizado ao longo do ano letivo 2012/2013, na Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, com o acompanhamento da turma do 8ºB. As atividades desenvolvidas, ao longo do mesmo, tiveram como objetivo a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer do processo de formação académica, nomeadamente nos 1º e 2º semestres do mestrado, com vista ao desenvolvimento de competências e rotinas relativas à prática pedagógica na área de Educação Física. Este documento é composto pela descrição e reflexão das tarefas e aprendizagens desenvolvidas no âmbito do estágio, e ainda pelo aprofundamento do tema: Prática de Atividade Física em Alunos do 3º ciclo: Associação entre Atividade Física e Comportamentos Sedentários. A elaboração deste relatório teve como ponto de partida uma autocrítica referente à evolução, pessoal e profissional, decorrente desta experiência. A competência no desempenho das funções docentes está diretamente relacionada com a capacidade de reflexão e autocrítica, no sentido de, partindo da análise dos efeitos da prática pedagógica aplicada, se proceder aos devidos ajustes, em ordem a um ensino adaptado às necessidades da população-alvo e aos objetivos que se pretendem atingir. Este estágio e, em especial, o relatório, refletem a necessidade de constante reflexão acerca dos procedimentos tomados, revelando-se, assim, em experiências extremamente enriquecedoras, no que concerne à aquisição e desenvolvimento de competências, pessoais e profissionais, inerentes ao desempenho eficaz das funções docentes.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/24059
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCDEF - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Rel_Estg[1213]_Anaísa_Machado.pdf618.98 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

227
Visto em 16/abr/2024

Downloads

129
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.