Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23628
Título: Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
Autor: Nazaré, Bárbara 
Fonseca, Ana 
Canavarro, Maria Cristina 
Data: 2013
Editora: S. L. Jesus, J. L. Pais Ribeiro, M. M. Rezende, M. G. V. Heleno, G. Buela-Casal e J. Tobal
Título da revista, periódico, livro ou evento: Atas do II Congresso Iberoamericano/III Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde
Local de edição ou do evento: Faro
Resumo: Os stressores diádicos constituem acontecimentos que podem ameaçar o bem-estar e/ou a identidade da pessoa, envolvendo os dois membros do casal e fomentando em ambos o recurso a estratégias de coping. Utilizamos a designação ‘stressores associados ao risco de anomalia fetal’ para identificar os acontecimentos relacionados com a possibilidade de existência de anomalia fetal com que o casal poderá confrontar-se na gravidez e que, pelas suas caraterísticas, constituem stressores. Englobamos aqui a inclusão num grupo com risco acrescido de anomalia fetal (frequentemente inesperada e difícil de compreender), o processo de tomada de decisão sobre a utilização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (marcado por ambivalência e exigindo o processamento de informação complexa num curto período de tempo) e a realização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (que comportam uma ameaça ao corpo da mulher e do bebé). Identificamos as exigências associadas aos stressores, devido às quais podem desencadear stress e ansiedade, influenciando a vivência da gravidez. O impacto destes stressores é acrescido visto ocorrerem num curto período de tempo e poderem sobrepor-se. Os profissionais de saúde que acompanham os casais durante a gravidez devem reconhecer as exigências colocadas por estes stressores e prestar o apoio necessário.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23628
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas
I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
2013 Stressores relacionados com o risco de anomalia fetal.pdf171.79 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

727
Visto em 17/abr/2024

Downloads

84
Visto em 17/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.