Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23628
Title: Stressores diádicos associados ao risco de anomalia fetal: Com que exigências se confrontam os casais durante a gravidez?
Authors: Nazaré, Bárbara 
Fonseca, Ana 
Canavarro, Maria Cristina 
Issue Date: 2013
Publisher: S. L. Jesus, J. L. Pais Ribeiro, M. M. Rezende, M. G. V. Heleno, G. Buela-Casal e J. Tobal
Serial title, monograph or event: Atas do II Congresso Iberoamericano/III Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde
Place of publication or event: Faro
Abstract: Os stressores diádicos constituem acontecimentos que podem ameaçar o bem-estar e/ou a identidade da pessoa, envolvendo os dois membros do casal e fomentando em ambos o recurso a estratégias de coping. Utilizamos a designação ‘stressores associados ao risco de anomalia fetal’ para identificar os acontecimentos relacionados com a possibilidade de existência de anomalia fetal com que o casal poderá confrontar-se na gravidez e que, pelas suas caraterísticas, constituem stressores. Englobamos aqui a inclusão num grupo com risco acrescido de anomalia fetal (frequentemente inesperada e difícil de compreender), o processo de tomada de decisão sobre a utilização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (marcado por ambivalência e exigindo o processamento de informação complexa num curto período de tempo) e a realização de exames invasivos de diagnóstico pré-natal (que comportam uma ameaça ao corpo da mulher e do bebé). Identificamos as exigências associadas aos stressores, devido às quais podem desencadear stress e ansiedade, influenciando a vivência da gravidez. O impacto destes stressores é acrescido visto ocorrerem num curto período de tempo e poderem sobrepor-se. Os profissionais de saúde que acompanham os casais durante a gravidez devem reconhecer as exigências colocadas por estes stressores e prestar o apoio necessário.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23628
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Livros de Actas
I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 20

727
checked on Apr 17, 2024

Download(s)

84
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.