Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23435
Título: Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares
Autor: Simões, Tânia Filipa Mendes 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Palavras-chave: Compreensão da leitura; Modelos de leitura
Data: 2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : estudo numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: No limite, o presente estudo pretende contribuir para a aferição da bateria de provas de leitura, a PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), para a população portuguesa. Esta bateria destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos. Especificamente, pretende analisar-se a compreensão da leitura de vários tipos de frase incluídos na prova de estruturas gramaticais, de modo a selecionar as que farão parte da versão final da prova. O trabalho que agora se apresenta inclui uma revisão teórica em torno dos processos e modelos de leitura e mais especificamente da compreensão leitora. Apresentamos, ainda, análises descritivas dos resultados obtidos na prova, bem como análises relacionais com a perceção dos professores relativas ao grau de dificuldade das frases. Posteriormente, os resultados apresentados são ainda confrontados com a frequência das mesmas estruturas gramaticais nos manuais escolares. No final deste estudo, toma-se conhecimento da dificuldade vivenciada pelas crianças na leitura de estruturas de complemento focalizado, sendo essa mesma dificuldade reconhecida também pelos professores. Palavras-chave: Estruturas gramaticais, compreensão da leitura, modelos de leitura. Comprehension of different grammatical structures: Study on a sample of children in the 1st cycle of basic education. Relationship with the perception by teachers of the degree of difficulty and frequency of use in textbooks.
Ultimately, this study intends to contribute to the assessment battery of tests of reading, PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), for the Portuguese population. This battery is intended for children between 6 and 12 years. Specifically, want to analyze reading comprehension of various sentence types included in the test of grammatical structures, in order to select those that will be part of the final version of the test. The work now presented includes a literature review about the reading processes and models and more specifically about reading comprehension. We present, yet, descriptive analyzes of the test results, as well as relational analyzes with the perception given by teachers about the degree of difficulty of sentences. Subsequently, the results are still faced with the same frequency of grammatical structures in textbooks. In the end of this study, becomes aware of the difficulties experienced by children in reading structures complement focused, and this same difficulty also recognized by teachers ____________________________________
Descrição: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23435
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Simoes,T..pdf2.48 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

438
Visto em 16/jul/2024

Downloads

138
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.