Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23435
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFigueira, Ana Paula Couceiro-
dc.contributor.authorSimões, Tânia Filipa Mendes-
dc.date.accessioned2013-05-29T11:52:06Z-
dc.date.available2013-05-29T11:52:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23435-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.por
dc.description.abstractNo limite, o presente estudo pretende contribuir para a aferição da bateria de provas de leitura, a PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), para a população portuguesa. Esta bateria destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos. Especificamente, pretende analisar-se a compreensão da leitura de vários tipos de frase incluídos na prova de estruturas gramaticais, de modo a selecionar as que farão parte da versão final da prova. O trabalho que agora se apresenta inclui uma revisão teórica em torno dos processos e modelos de leitura e mais especificamente da compreensão leitora. Apresentamos, ainda, análises descritivas dos resultados obtidos na prova, bem como análises relacionais com a perceção dos professores relativas ao grau de dificuldade das frases. Posteriormente, os resultados apresentados são ainda confrontados com a frequência das mesmas estruturas gramaticais nos manuais escolares. No final deste estudo, toma-se conhecimento da dificuldade vivenciada pelas crianças na leitura de estruturas de complemento focalizado, sendo essa mesma dificuldade reconhecida também pelos professores. Palavras-chave: Estruturas gramaticais, compreensão da leitura, modelos de leitura. Comprehension of different grammatical structures: Study on a sample of children in the 1st cycle of basic education. Relationship with the perception by teachers of the degree of difficulty and frequency of use in textbooks.por
dc.description.abstractUltimately, this study intends to contribute to the assessment battery of tests of reading, PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), for the Portuguese population. This battery is intended for children between 6 and 12 years. Specifically, want to analyze reading comprehension of various sentence types included in the test of grammatical structures, in order to select those that will be part of the final version of the test. The work now presented includes a literature review about the reading processes and models and more specifically about reading comprehension. We present, yet, descriptive analyzes of the test results, as well as relational analyzes with the perception given by teachers about the degree of difficulty of sentences. Subsequently, the results are still faced with the same frequency of grammatical structures in textbooks. In the end of this study, becomes aware of the difficulties experienced by children in reading structures complement focused, and this same difficulty also recognized by teachers ____________________________________por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.subjectModelos de leiturapor
dc.titleCompreensão de diferentes estruturas gramaticais : numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolarespor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleCompreensão de diferentes estruturas gramaticais : estudo numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolarespor
dc.peerreviewedYespor
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5998-3046-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Simoes,T..pdf2.48 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

438
checked on Jul 16, 2024

Download(s)

138
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.