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Title: Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares
Authors: Simões, Tânia Filipa Mendes 
Orientador: Figueira, Ana Paula Couceiro
Keywords: Compreensão da leitura; Modelos de leitura
Issue Date: 2012
Serial title, monograph or event: Compreensão de diferentes estruturas gramaticais : estudo numa amostra de crianças do 1º ciclo do ensino básico: relação com a perceção dos professores do grau de dificuldade e frequência de utilização nos manuais escolares
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: No limite, o presente estudo pretende contribuir para a aferição da bateria de provas de leitura, a PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), para a população portuguesa. Esta bateria destina-se a crianças entre os 6 e os 12 anos. Especificamente, pretende analisar-se a compreensão da leitura de vários tipos de frase incluídos na prova de estruturas gramaticais, de modo a selecionar as que farão parte da versão final da prova. O trabalho que agora se apresenta inclui uma revisão teórica em torno dos processos e modelos de leitura e mais especificamente da compreensão leitora. Apresentamos, ainda, análises descritivas dos resultados obtidos na prova, bem como análises relacionais com a perceção dos professores relativas ao grau de dificuldade das frases. Posteriormente, os resultados apresentados são ainda confrontados com a frequência das mesmas estruturas gramaticais nos manuais escolares. No final deste estudo, toma-se conhecimento da dificuldade vivenciada pelas crianças na leitura de estruturas de complemento focalizado, sendo essa mesma dificuldade reconhecida também pelos professores. Palavras-chave: Estruturas gramaticais, compreensão da leitura, modelos de leitura. Comprehension of different grammatical structures: Study on a sample of children in the 1st cycle of basic education. Relationship with the perception by teachers of the degree of difficulty and frequency of use in textbooks.
Ultimately, this study intends to contribute to the assessment battery of tests of reading, PROLEC-R (Cuetos et al., 2009), for the Portuguese population. This battery is intended for children between 6 and 12 years. Specifically, want to analyze reading comprehension of various sentence types included in the test of grammatical structures, in order to select those that will be part of the final version of the test. The work now presented includes a literature review about the reading processes and models and more specifically about reading comprehension. We present, yet, descriptive analyzes of the test results, as well as relational analyzes with the perception given by teachers about the degree of difficulty of sentences. Subsequently, the results are still faced with the same frequency of grammatical structures in textbooks. In the end of this study, becomes aware of the difficulties experienced by children in reading structures complement focused, and this same difficulty also recognized by teachers ____________________________________
Description: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/23435
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

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