Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/23256
Título: Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas
Autor: Silva, Licínia Gomes 
Orientador: Santos, Eduardo João Ribeiro dos
Palavras-chave: Formação contínua; Formação de professores
Data: 28-Set-2012
Título da revista, periódico, livro ou evento: Impacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivas
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: Numa altura em que a sociedade é cada vez mais tecnológica, a integração das tecnologias de informação e comunicação, vulgarmente designadas por TIC, nas práticas letivas, é de uma forma geral aceite como inevitável e desejável. Entre essas tecnologias contam-se recentemente os quadros interativos multimédia, utilizados em muitos países e também instalados, em muitas escolas portuguesas, sendo fundamental conhecer e refletir sobre, se os professores que tiveram formação os utilizam ou não nas aulas, porquê e qual a importância que consideram ter nas práticas letivas, independentemente de usarem ou não. Nesta investigação sobre o impacto da formação contínua de professores em quadros interativos (QIM) nas práticas letivas, foi feita uma revisão da literatura sobre a temática em causa, abordando, a formação contínua de professores, as TIC, os QIM, a integração destes dois últimos no processo de ensino e aprendizagem, a interatividade e as vantagens e desvantagens da utilização dos quadros interativos multimédia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, de professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário. A análise qualitativa das entrevistas permitiu verificar que a formação contínua de professores em quadros interativos multimédia teve impacto nas práticas letivas da maioria dos docentes participantes neste estudo empírico, e conhecer os fatores apontados pelos docentes que não usam esta nova tecnologia, como motivo para essa opção. Em novas investigações, será pertinente estudar outros aspetos relacionados com a utilização dos quadros interativos multimédias nas práticas letivas, como por exemplo as alterações ao nível das aprendizagens dos alunos, que têm aulas em que são utilizados os quadros interativos multimédia, temática que ainda será também necessário aprofundar
Descrição: Dissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/23256
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
MGFAE_Dissertação_QIM_ Licinia Silva (2012).pdf660.65 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página

306
Visto em 16/abr/2024

Downloads

316
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.