Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/23256
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dc.contributor.advisorSantos, Eduardo João Ribeiro dos-
dc.contributor.authorSilva, Licínia Gomes-
dc.date.accessioned2013-04-18T09:16:46Z-
dc.date.available2013-04-18T09:16:46Z-
dc.date.issued2012-09-28-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/23256-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.description.abstractNuma altura em que a sociedade é cada vez mais tecnológica, a integração das tecnologias de informação e comunicação, vulgarmente designadas por TIC, nas práticas letivas, é de uma forma geral aceite como inevitável e desejável. Entre essas tecnologias contam-se recentemente os quadros interativos multimédia, utilizados em muitos países e também instalados, em muitas escolas portuguesas, sendo fundamental conhecer e refletir sobre, se os professores que tiveram formação os utilizam ou não nas aulas, porquê e qual a importância que consideram ter nas práticas letivas, independentemente de usarem ou não. Nesta investigação sobre o impacto da formação contínua de professores em quadros interativos (QIM) nas práticas letivas, foi feita uma revisão da literatura sobre a temática em causa, abordando, a formação contínua de professores, as TIC, os QIM, a integração destes dois últimos no processo de ensino e aprendizagem, a interatividade e as vantagens e desvantagens da utilização dos quadros interativos multimédia. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, e a entrevista semiestruturada como instrumento de recolha de dados, de professores do 3º ciclo do ensino básico e secundário. A análise qualitativa das entrevistas permitiu verificar que a formação contínua de professores em quadros interativos multimédia teve impacto nas práticas letivas da maioria dos docentes participantes neste estudo empírico, e conhecer os fatores apontados pelos docentes que não usam esta nova tecnologia, como motivo para essa opção. Em novas investigações, será pertinente estudar outros aspetos relacionados com a utilização dos quadros interativos multimédias nas práticas letivas, como por exemplo as alterações ao nível das aprendizagens dos alunos, que têm aulas em que são utilizados os quadros interativos multimédia, temática que ainda será também necessário aprofundarpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleImpacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivaspor
dc.typemasterThesispor
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleImpacto da formação contínua de professores em quadros interativos multimédia nas práticas letivaspor
dc.peerreviewedYespor
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitIPCDHS – Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9305-9073-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FPCEUC - Teses de Mestrado
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