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https://hdl.handle.net/10316/22585
Title: | Direitos e deveres dos professores na perspectiva dos alunos | Authors: | Rodrigues, Sónia Maria Marques | Orientador: | Amado, João Pessoa, Teresa |
Issue Date: | 21-Sep-2012 | metadata.degois.publication.title: | Direitos e deveres dos professores na perspectiva dos alunos | metadata.degois.publication.location: | Coimbra | Abstract: | As mudanças ocorridas nos últimos anos, nomeadamente no que concerne à fragmentação do trabalho do professor e às (ir)responsabilidades parentais na educação dos filhos, trouxeram consigo novas exigências, bem como a necessidade e a oportunidade de um requestionamento ético das funções docentes. Documentos como, a Carta Deontológica do Serviço Público e o Estatuto da Carreira Docente apresentam algumas pistas sobre o que são os deveres e os direitos do professor no desempenho da sua profissão. Não obstante, o esclarecimento oferecido por tais documentos não é total, dando azo a que dilemas e mal-estar sejam realidades no quotidiano dos profissionais do ensino e educação a exigir uma constante reflexividade ética.
O estudo de caso que se apresenta nesta dissertação, assente na análise de conteúdo de entrevistas, realizadas junto de uma amostra constituída por 12 alunos do último ano do ensino secundário, e na análise de conteúdo de composições subordinadas ao tema “direitos e deveres dos professores”, solicitadas a duas turmas compostas por alunos do referido ano escolar, da escola E.B. 2,3/S Pedro Ferreiro1, procura contribuir para a construção de conhecimento no campo da moral e da ética docente, concorrendo para um debate em torno das questões relacionadas com os direitos e os deveres dos professores.
Este trabalho invoca, assim, o pensamento dos alunos, de uma escola do distrito de Santarém ─ Concelho de Ferreira do Zêzere, partindo de dois pressupostos básicos: o primeiro é de que estes alunos são sujeitos capazes de uma atitude reflexiva tanto mais consistente quanto se trata de sujeitos no términus de um longo período de suas vidas em que permaneceram numa relação direta com professores; e o segundo, é de que a sua voz pode oferecer preciosos contributos para a formação de docentes. The changes that have occurred in the last few years, basically concerning the fragmentation of the teacher’s job itself and the responsible acts or not from parenthood, together with the lack of parental guidance on their kids, have brought new demands as well as the necessity and opportunity for questioning the ethic, responsibilities, functions and methods of a teacher. Documents like the “Carta Deontologica do Servico Publico” and the “Estatuto da Carreira Docente” can show you some points on which are described the main rights and duties of a Teacher whilst performing the job. Even though, with all the information that those documents contain, they do not reach to everyone, and because of that, dilemmas, burnout are part of the day to day of these professionals that carry with themselves the hard task of Teaching and Educating. This of course, demands a huge introspective of ethical points. The study presented on this dissertation is based on the answers of a sample of twelve students in their last secondary year which have been interviewed, and is also based on the analysis of their dissertation to the theme “Which are the rights and Duties of a Teacher?”. The twelve students are from two different classes of the school E.B 2,3/S Pedro Ferreiro2, contributing to improving and spreading a better knowledge in what concerns teacher’s morals and ethics and participating on the debate related to the questions of a teacher’s rights and main duties. This work includes the opinions and thoughts of students from a high school based in the district of Santarem located exactly in Ferreira do Zêzere. This work is mainly based in two facts: the first one, is that these students are more than capable of having a reflective attitude and credible opinion towards the main subject treated here, these students have spent most of their youth dealing directly with these professionals. The second one and also very important is that their voice can be heard and offer many contributes on developing and spreading the word so that things can improve. |
Description: | Dissertação de mestrado em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/22585 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FPCEUC - Teses de Mestrado |
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