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https://hdl.handle.net/10316/21482
Título: | A educação para o empreendedorismo em contexto prisional : competências, processos e desafios | Autor: | Morgado, Sónia Sofia Pais | Orientador: | Albuquerque, Cristina | Palavras-chave: | Educação; Empreendedorismo; Competências; Reintegração | Data: | 2012 | Editora: | FEUC | Citação: | Morgado, Sónia Sofia Pais - A educação para o empreendedorismo em contexto prisional : competências, processos e desafios. Coimbra, 2012 | Resumo: | O objetivo deste estudo recaiu na análise de programas de educação para o empreendedorismo aplicados em Estabelecimentos Prisionais Portugueses, Leiria e Sintra. A pertinência do estudo reside na análise do empreendedorismo no âmbito prisional, que se apresenta como um enorme desafio na aquisição de novas competências, em alternativa ao ensino convencional, e na incorporação de maiores oportunidades para a reintegração social de populações reclusas. Tratando-se de um estudo qualitativo foram entrevistados desde os promotores ou dirigentes de Centros/Empresas de formação no contexto prisional, passando pelos órgãos máximos/dirigentes de Estabelecimento Prisionais (Leiria e Sintra), depois pelos técnicos de reeducação (Psicólogos/as, Assistentes Sociais…) e por fim, os formandos. Como principais conclusões pudemos identificar pelos discursos recolhidos que: indivíduos reclusos, através de iniciativas de educação para o empreendedorismo, podem tornar-se sujeitos mais capazes, autónomos, criativos, dotados de saber ser, aprender, fazer e empreender, revelando capacidades que os próprios desconheciam; os cursos para o empreendedorismo neste contexto revelam-se pertinentes, pois não só sustentam conhecimento e competências, como também uma orientação maior em termos operativos, práticos. Na ótica dos entrevistados reclusos a experiência adquirida poderá revelar-se um recurso potenciador de projetos de vida empreendedores. | Descrição: | Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Cristina Pinto Albuquerque. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/21482 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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