Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21482
Título: A educação para o empreendedorismo em contexto prisional : competências, processos e desafios
Autor: Morgado, Sónia Sofia Pais 
Orientador: Albuquerque, Cristina
Palavras-chave: Educação; Empreendedorismo; Competências; Reintegração
Data: 2012
Editora: FEUC
Citação: Morgado, Sónia Sofia Pais - A educação para o empreendedorismo em contexto prisional : competências, processos e desafios. Coimbra, 2012
Resumo: O objetivo deste estudo recaiu na análise de programas de educação para o empreendedorismo aplicados em Estabelecimentos Prisionais Portugueses, Leiria e Sintra. A pertinência do estudo reside na análise do empreendedorismo no âmbito prisional, que se apresenta como um enorme desafio na aquisição de novas competências, em alternativa ao ensino convencional, e na incorporação de maiores oportunidades para a reintegração social de populações reclusas. Tratando-se de um estudo qualitativo foram entrevistados desde os promotores ou dirigentes de Centros/Empresas de formação no contexto prisional, passando pelos órgãos máximos/dirigentes de Estabelecimento Prisionais (Leiria e Sintra), depois pelos técnicos de reeducação (Psicólogos/as, Assistentes Sociais…) e por fim, os formandos. Como principais conclusões pudemos identificar pelos discursos recolhidos que: indivíduos reclusos, através de iniciativas de educação para o empreendedorismo, podem tornar-se sujeitos mais capazes, autónomos, criativos, dotados de saber ser, aprender, fazer e empreender, revelando capacidades que os próprios desconheciam; os cursos para o empreendedorismo neste contexto revelam-se pertinentes, pois não só sustentam conhecimento e competências, como também uma orientação maior em termos operativos, práticos. Na ótica dos entrevistados reclusos a experiência adquirida poderá revelar-se um recurso potenciador de projetos de vida empreendedores.
Descrição: Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Cristina Pinto Albuquerque.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21482
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
A educação para o empreendedorismo em contexto prisional.pdf3.29 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

546
Visto em 23/abr/2024

Downloads 50

626
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.