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https://hdl.handle.net/10316/21482
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Albuquerque, Cristina | - |
dc.contributor.author | Morgado, Sónia Sofia Pais | - |
dc.date.accessioned | 2013-01-21T17:27:52Z | - |
dc.date.available | 2013-01-21T17:27:52Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | Morgado, Sónia Sofia Pais - A educação para o empreendedorismo em contexto prisional : competências, processos e desafios. Coimbra, 2012 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/21482 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Maria Cristina Pinto Albuquerque. | por |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo recaiu na análise de programas de educação para o empreendedorismo aplicados em Estabelecimentos Prisionais Portugueses, Leiria e Sintra. A pertinência do estudo reside na análise do empreendedorismo no âmbito prisional, que se apresenta como um enorme desafio na aquisição de novas competências, em alternativa ao ensino convencional, e na incorporação de maiores oportunidades para a reintegração social de populações reclusas. Tratando-se de um estudo qualitativo foram entrevistados desde os promotores ou dirigentes de Centros/Empresas de formação no contexto prisional, passando pelos órgãos máximos/dirigentes de Estabelecimento Prisionais (Leiria e Sintra), depois pelos técnicos de reeducação (Psicólogos/as, Assistentes Sociais…) e por fim, os formandos. Como principais conclusões pudemos identificar pelos discursos recolhidos que: indivíduos reclusos, através de iniciativas de educação para o empreendedorismo, podem tornar-se sujeitos mais capazes, autónomos, criativos, dotados de saber ser, aprender, fazer e empreender, revelando capacidades que os próprios desconheciam; os cursos para o empreendedorismo neste contexto revelam-se pertinentes, pois não só sustentam conhecimento e competências, como também uma orientação maior em termos operativos, práticos. Na ótica dos entrevistados reclusos a experiência adquirida poderá revelar-se um recurso potenciador de projetos de vida empreendedores. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | FEUC | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Competências | por |
dc.subject | Reintegração | por |
dc.title | A educação para o empreendedorismo em contexto prisional : competências, processos e desafios | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | Yes | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | masterThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-4194-8554 | - |
Appears in Collections: | UC - Dissertações de Mestrado FEUC- Teses de Mestrado |
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A educação para o empreendedorismo em contexto prisional.pdf | 3.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
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