Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/21354
Título: Plano de marketing : serviços municipalizados de transportes urbanos de Coimbra
Autor: Rodrigues, Bruno Pedro Ventura 
Orientador: Coelho, Filipe Jorge Fernandes
Lopes, Paulo Jorge Vieira de Melo Pinto
Data: 7-Nov-2012
Editora: FEUC
Citação: Rodrigues, Bruno Pedro Ventura - Plano de marketing : serviços municipalizados de transportes urbanos de Coimbra. Coimbra, 2012
Resumo: No âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a elaboração deste relatório visa responder a uma exigência curricular para a obtenção do grau de Mestrado do curso de Gestão da referida faculdade, e tem por objetivo retratar as tarefas desenvolvidas e a aprendizagem ocorrida durante o período do estágio curricular realizado nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (S.M.T.U.C.). Com mais de um século de história, os S.M.T.U.C. são parte da identidade de Coimbra. Desempenham um importante papel económico, ambiental e social em Coimbra. Em termos económicos, são um pilar fundamental da mobilidade dos munícipes, condição essencial para que a cidade tenha empresas e serviços mais competitivos. Ambientalmente são notórias as vantagens que o transporte público tem sobre o transporte individual., com os S.M.T.U.C. a fazerem um contínuo esforço no sentido de melhorar ambientalmente a sua operação, nomeadamente ao nível dos seus veículos. Por fim, socialmente é sabido que grande parte dos passageiros transportados são munícipes com menor disponibilidade financeira, pelo que, os Serviços tenham naturais preocupações sociais, primando pela fixação de tarifas acessíveis. Com o intuito de aumentar a notoriedade e reconhecimento dos S.M.T.U.C, propus-me a elaboração de um plano de marketing para os Serviços. Assim, numa primeira fase faço uma breve revisão literária acerca do conceito de marketing, das etapas do seu ciclo, e do seu planeamento (vantagens, desvantagens e a sua estrutura), seguindo-se-lhe a elaboração das etapas de desenvolvimento de um plano de marketing para os S.M.T.U.C. Por fim, são propostas algumas medidas para a melhoria do serviço prestado pelos Serviços aos seus utentes.
Descrição: Relatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Jorge Fernandes Coelho, Paulo Jorge Vieira de Melo Pinto Lopes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/21354
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Relatório de Estágio_Plano de Marketing SMTUC.pdf3.3 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

623
Visto em 24/set/2024

Downloads 5

3.332
Visto em 24/set/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.