Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/21354
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Filipe Jorge Fernandes-
dc.contributor.advisorLopes, Paulo Jorge Vieira de Melo Pinto-
dc.contributor.authorRodrigues, Bruno Pedro Ventura-
dc.date.accessioned2012-12-19T14:44:14Z-
dc.date.available2012-12-19T14:44:14Z-
dc.date.issued2012-11-07-
dc.identifier.citationRodrigues, Bruno Pedro Ventura - Plano de marketing : serviços municipalizados de transportes urbanos de Coimbra. Coimbra, 2012por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/21354-
dc.descriptionRelatório de estágio do mestrado em Gestão, apresentado à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, sob a orientação de Filipe Jorge Fernandes Coelho, Paulo Jorge Vieira de Melo Pinto Lopes.por
dc.description.abstractNo âmbito do Mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, a elaboração deste relatório visa responder a uma exigência curricular para a obtenção do grau de Mestrado do curso de Gestão da referida faculdade, e tem por objetivo retratar as tarefas desenvolvidas e a aprendizagem ocorrida durante o período do estágio curricular realizado nos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (S.M.T.U.C.). Com mais de um século de história, os S.M.T.U.C. são parte da identidade de Coimbra. Desempenham um importante papel económico, ambiental e social em Coimbra. Em termos económicos, são um pilar fundamental da mobilidade dos munícipes, condição essencial para que a cidade tenha empresas e serviços mais competitivos. Ambientalmente são notórias as vantagens que o transporte público tem sobre o transporte individual., com os S.M.T.U.C. a fazerem um contínuo esforço no sentido de melhorar ambientalmente a sua operação, nomeadamente ao nível dos seus veículos. Por fim, socialmente é sabido que grande parte dos passageiros transportados são munícipes com menor disponibilidade financeira, pelo que, os Serviços tenham naturais preocupações sociais, primando pela fixação de tarifas acessíveis. Com o intuito de aumentar a notoriedade e reconhecimento dos S.M.T.U.C, propus-me a elaboração de um plano de marketing para os Serviços. Assim, numa primeira fase faço uma breve revisão literária acerca do conceito de marketing, das etapas do seu ciclo, e do seu planeamento (vantagens, desvantagens e a sua estrutura), seguindo-se-lhe a elaboração das etapas de desenvolvimento de um plano de marketing para os S.M.T.U.C. Por fim, são propostas algumas medidas para a melhoria do serviço prestado pelos Serviços aos seus utentes.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFEUCpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.titlePlano de marketing : serviços municipalizados de transportes urbanos de Coimbrapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedYespor
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Economics-
crisitem.advisor.researchunitGroup for Monetary and Financial Studies-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-6067-4849-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FEUC- Teses de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de Estágio_Plano de Marketing SMTUC.pdf3.3 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

623
checked on Sep 24, 2024

Download(s) 5

3,332
checked on Sep 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.