Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20809
Título: Ansiedade e influência dos pais na prestação desportiva dos jovens atletas : estudo realizado no 2º e 3º agrupamento da modalidade de natação.
Autor: Felgueiras, André Mendes 
Orientador: Senra, Cristina
Palavras-chave: Natação; Ansiedade
Data: 2003
Resumo: Este estudo pretende analisar o nível de ansiedade pré-competitiva apresentada pelos jovens atletas da modalidade de Natação, assim como verificar a relação existente entre os níveis de ansiedade (traço e estado) e a performance do jovens atletas em dois momentos competitivos. Por outro lado pretende-se identificar se o comportamento dos pais do atleta, durante a competição, constitui um factor perturbador da performance do filho. A amostra foi constituída por um total de 28 atletas nadadores do género masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos de idade, pertencentes ao C.N.A.C.-Matobra. Desta amostra, onze atletas pertencem ao 3º Agrupamento e dezassete ao 2º Agrupamento. Os instrumentos de medida utilizados são Sport Competition Anxiety Test (SCAT-C), o Competitive State Anxiety-2 (CSAI-2), grelhas de observação dos pais, questionário aos pais e grelhas de performance do atleta. No que diz respeito à análise e tratamento estatístico dos dados, recorremos aos programas “Statistical Package for Social Sciences – SPSS – Windows“ (Versão 11.0) e o “Microsoft Excel”, Windows Me. As principais conclusões que retiramos do presente estudo foram: Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas três dimensões da ansiedade estado verificados entre o primeiro e o segundo momento nos dois agrupamento; Foram encontradas correlações significativas entre as três dimensões da ansiedade estado no primeiro e segundo momento; assim como entre a ansiedade traço e as três dimensões da ansiedade estado, no primeiro e segundo momento; Na generalidade, os pais dos atletas possuem uma correcta percepção da sua postura durante a observação das competições, apesar de haver um numero expressivo de pais que possuem um comportamentos durante a competição para além daqueles que referem.
Descrição: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20809
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCDEF - Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Ansiedade e Influencia dos Pais na Prestação Desportiva dos .pdf865.1 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.