Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20809
Title: Ansiedade e influência dos pais na prestação desportiva dos jovens atletas : estudo realizado no 2º e 3º agrupamento da modalidade de natação.
Authors: Felgueiras, André Mendes 
Orientador: Senra, Cristina
Keywords: Natação; Ansiedade
Issue Date: 2003
Abstract: Este estudo pretende analisar o nível de ansiedade pré-competitiva apresentada pelos jovens atletas da modalidade de Natação, assim como verificar a relação existente entre os níveis de ansiedade (traço e estado) e a performance do jovens atletas em dois momentos competitivos. Por outro lado pretende-se identificar se o comportamento dos pais do atleta, durante a competição, constitui um factor perturbador da performance do filho. A amostra foi constituída por um total de 28 atletas nadadores do género masculino, com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos de idade, pertencentes ao C.N.A.C.-Matobra. Desta amostra, onze atletas pertencem ao 3º Agrupamento e dezassete ao 2º Agrupamento. Os instrumentos de medida utilizados são Sport Competition Anxiety Test (SCAT-C), o Competitive State Anxiety-2 (CSAI-2), grelhas de observação dos pais, questionário aos pais e grelhas de performance do atleta. No que diz respeito à análise e tratamento estatístico dos dados, recorremos aos programas “Statistical Package for Social Sciences – SPSS – Windows“ (Versão 11.0) e o “Microsoft Excel”, Windows Me. As principais conclusões que retiramos do presente estudo foram: Não se encontraram diferenças estatisticamente significativas nas três dimensões da ansiedade estado verificados entre o primeiro e o segundo momento nos dois agrupamento; Foram encontradas correlações significativas entre as três dimensões da ansiedade estado no primeiro e segundo momento; assim como entre a ansiedade traço e as três dimensões da ansiedade estado, no primeiro e segundo momento; Na generalidade, os pais dos atletas possuem uma correcta percepção da sua postura durante a observação das competições, apesar de haver um numero expressivo de pais que possuem um comportamentos durante a competição para além daqueles que referem.
Description: Dissertação de licenciatura apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/20809
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCDEF - Vários

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 50

609
checked on Apr 17, 2024

Download(s) 20

1,409
checked on Apr 17, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.