Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/20803
Título: Arquitectura biológica : uma análise da obra de Frei Otto
Autor: Cruz, André João Abrunhosa Barata 
Orientador: Sousa, José Pedro
Costa, Mauro
Palavras-chave: Otto, Frei Paul, 1925-, obra; Arquitectura ecológica; Ecologia; Urbanismo; Parque Olímpico de Munique,aspecto ecológico
Data: Jul-2012
Citação: Cruz, André João Abrunhosa Barata - Arquitectura biológica : uma análise da obra de Frei Otto. Coimbra : [s.n.], 2012.
Resumo: Esta dissertação foca-­‐se na relação entre a Arquitectura e a Biologia, tendo como base de estudo a obra do arquitecto alemão Frei Otto. Tem como principal objectivo observar e demonstrar a aplicação de analogias biológicas na Arquitectura, questionando a sua importância e o seu papel na prática arquitectónica. No contexto biológico pretende-­‐se analisar a relação entre Arquitectura e Biologia através de uma perspectiva temporal, científica, metodológica e conceptual, salientando a elementaridade e o potencial da Natureza como resposta às adversidades arquitectónicas. Este estudo é suportado com a explanação das diferentes ramificações biológicas, entre as quais ganham destaque as áreas da Biónica, da Biomimética e do Biotecnológico. A obra de Frei Otto surge como exemplo elucidativo deste estudo, reunindo as qualidades necessárias e exemplificativas na adaptação de analogias [bio]lógicas à Arquitectura. Em complementaridade à sua obra, são expostas as participações em distintos grupos de investigação, as metodologias, a forte componente experimental, as técnicas e os processos de busca da forma, caracterizando o seu peculiar percurso como arquitecto. O Parque Olímpico de Munique, através das suas características arquitectónicas, biológicas e experimentalistas, é analisado como caso de estudo, constituindo um elemento esclarecedor da ligação entre Arquitectura, e a Biologia na obra de Frei Otto. A revisão deste exemplo procura, desta forma, sintetizar e demonstrar os objectivos propostos nesta dissertação. Palavras-­‐chave: Arquitectura, Biologia, Frei Otto, Natureza, Biónica, Biomimética, Biomorfismo, Tecnologia, Parque Olímpico de Munique.
Descrição: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20803
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Arquitectura Biológica_uma análise da obra de Frei Otto.pdf31.44 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.093
Visto em 16/jul/2024

Downloads 10

2.035
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.