Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/20803
Title: Arquitectura biológica : uma análise da obra de Frei Otto
Authors: Cruz, André João Abrunhosa Barata 
Orientador: Sousa, José Pedro
Costa, Mauro
Keywords: Otto, Frei Paul, 1925-, obra; Arquitectura ecológica; Ecologia; Urbanismo; Parque Olímpico de Munique,aspecto ecológico
Issue Date: Jul-2012
Citation: Cruz, André João Abrunhosa Barata - Arquitectura biológica : uma análise da obra de Frei Otto. Coimbra : [s.n.], 2012.
Abstract: Esta dissertação foca-­‐se na relação entre a Arquitectura e a Biologia, tendo como base de estudo a obra do arquitecto alemão Frei Otto. Tem como principal objectivo observar e demonstrar a aplicação de analogias biológicas na Arquitectura, questionando a sua importância e o seu papel na prática arquitectónica. No contexto biológico pretende-­‐se analisar a relação entre Arquitectura e Biologia através de uma perspectiva temporal, científica, metodológica e conceptual, salientando a elementaridade e o potencial da Natureza como resposta às adversidades arquitectónicas. Este estudo é suportado com a explanação das diferentes ramificações biológicas, entre as quais ganham destaque as áreas da Biónica, da Biomimética e do Biotecnológico. A obra de Frei Otto surge como exemplo elucidativo deste estudo, reunindo as qualidades necessárias e exemplificativas na adaptação de analogias [bio]lógicas à Arquitectura. Em complementaridade à sua obra, são expostas as participações em distintos grupos de investigação, as metodologias, a forte componente experimental, as técnicas e os processos de busca da forma, caracterizando o seu peculiar percurso como arquitecto. O Parque Olímpico de Munique, através das suas características arquitectónicas, biológicas e experimentalistas, é analisado como caso de estudo, constituindo um elemento esclarecedor da ligação entre Arquitectura, e a Biologia na obra de Frei Otto. A revisão deste exemplo procura, desta forma, sintetizar e demonstrar os objectivos propostos nesta dissertação. Palavras-­‐chave: Arquitectura, Biologia, Frei Otto, Natureza, Biónica, Biomimética, Biomorfismo, Tecnologia, Parque Olímpico de Munique.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitectura, apresentada ao Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/20803
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FCTUC Arquitectura - Teses de Mestrado

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s) 10

1,061
checked on May 21, 2024

Download(s) 10

2,014
checked on May 21, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.